Com um time de especialistas em cabelo respondendo as dúvidas das mulheres durante 10 dias, o Chat Control não poderia deixar o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença de fora. O Beleza Extraordinária aproveitou a visita do hairstylist para tirar todas as principais dúvidas sobre cabelos volumosos, difíceis de controlar e com frizz. Confira a conversa nos bastidores da ação.
Cabelos volumosos e difíceis de controlar foram o foco da ação
O Chat Control chegou ao final no último sábado (26) e além de tirar as principais dúvidas das mulheres, ainda contou com muitas surpresas para as consumidoras, como a presença ilustre do cabeleireiro Marcos Proença, que revelou que a ação de L'Oréal Paris pode ajudar a democratizar ainda mais esse universo de beleza. "Eu achei essa ação genial, porque democratiza a informação. A gente conseguiu ficar mais perto das pessoas e as mulheres conseguiram responder uma dúvida que achavam que nunca iam resolver", contou o especialista.
A ação de L'Oréal Paris foi pensada especialmente para as mulheres que têm mais dificuldade em controlar os cabelos, seja pelo volume excessivo ou por fios que perdem a textura com facilidade. "No Brasil temos poucas cidades com o clima seco, a maioria tem o clima mais úmido. Locais de praia, dias chuvosos e o próprio ar condicionado desmancham o cabelo com mais facilidade", afirmou Marcos Proença em entrevista ao Beleza Extraordinária.
Umidade do ar intensifica o frizz
Segundo o especialista, a umidade do ar é o mais problema enfrentado pelas mulheres que reclamam da dificuldade em controlar os fios, que tendem a ficar volumosos e com frizz com o passar do dia. "O uso de aparelhos térmicos como chapinha, babyliss e secador, diminui a umidade natural do fio. Logo, esse cabelo que está carente percebe a umidade do ar e é como se ele a absorvesse. E ai que desmancha o efeito ou a textura que a pessoa criou", explicou Marcos Proença.
Além dos cabelos mais rebeldes, a umidade do ar também pode ser um verdadeiro vilão para o frizz, aqueles fios que insistem em ficar arrepiados. "O frizz também é um problema comum nesses locais. A gente pode bloquear o efeito do frizz com produtos finalizadores específicos, como óleos ou leave-in. Eles formam uma película em volta do fio para evitar o contato da umidade nos cabelos", ensinou o especialista.
Creme de pentear pode - e deve - ser usado por todas
Outro segredo para manter os cabelos controlados, sem volume e livres do frizz é apostar sem medo no creme de pentear. Segundo o beauty expert Marcos Proença, o produto é unânime e pode ser usado em todos os tipos de cabelo, variando apenas a quantidade. "O segredo é colocar menos creme de pentear do que imagina e ir aumentando gradativamente. Aplica uma quantidade pequena no comprimento e pontas e limpa a mão próximo a raiz. Durante o dia, é automático passar a mão nos cabelos, com isso o produto acaba espalhando mais", ensinou.
A quantidade de produto que deve ser aplicada, no entanto, pode sofrer alterações de acordo com o tamanho e a textura dos cabelos. Fios mais fininhos, por exemplo, tendem a ficar mais pesados e sem movimento, por isso pedem menos leave-in, enquanto os fios grossos necessitam de mais produto para serem controlados. "Para um cabelo fino e curto, a quantidade seria o tamanho de uma pérola. Um cabelo fino e médio o tamanho de duas pérolas. Um cabelo grosso e médio três pérolas. Já um cabelo grande e volumoso cinco pérolas", explicou Marcos Proença.
Forma correta de usar o finalizador pode fazer toda a diferença no resultado
O creme de pentear deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, logo após a lavagem, facilitando o momento de desembaraçar a ainda garantindo cabelos bonitos e no lugar durante todo o dia. Uma dica é passar o produto em mechas finas, para que não corra o risco de acumular resíduos em alguma área.
No dia seguinte da lavagem dos fios, no entanto, Marcos Proença explica que não é necessário aplicar novamente o finalizador em todos os fios, já que o produto já foi depositado nas madeixas. "Não há necessidade de aplicar o produto novamente sem lavar o cabelo. Você pode reavivar o produto. No dia seguinte, molha apenas a mão e umedece o cabelo ou com a ajuda de um borrifador, passa os dedos para soltar os fios e depois amassa com as mãos", ensinou ao Beleza Extraordinária.
Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.