Quem tem a pele com acne precisa de cuidados específicos para mandar embora as espinhas e a oleosidade, e exibir um rosto lisinho novamente. E como esse tipo de pele tende a ficar com manchinhas vermelhas ou amarronzadas por causa dos cravos e espinhas, faz toda a diferença investir em produtos que ajudem no clareamento para somar à rotina diária, que inclui uma atenção extra à limpeza e à esfoliação para remover todas as impurezas e o excesso de óleo. Confira detalhes de como montar sua rotina com os produtos e hábitos mais indicados!
Sabonete para pele oleosa ou água micelar devem ser o primeiro passo da rotina
Como um dos problemas da pele com espinha é o acúmulo de sebo, o primeiro passo para amenizar o problema é ter um sabonete anti-acne para chamar de seu. Eles são formulados especificamente para a pele oleosa porque contam com substâncias que vão ajudar a desobstruir os poros e a controlar o aspecto brilhoso.
Outra opção para o passo de limpeza é a água micelar, que tem uma fórmula rica em micelas que capturam as impurezas da pele sem agredir o rosto sensibilizado com acne, além de também ajudar a controlar a oleosidade e a deixar o rosto bem sequinho. Com um desses dois produtos, você já dá o primeiro passo no tratamento: controlar a produção de óleo que causa as espinhas e, consequentemente, evitar as temidas manchinhas.
Esfoliação duas vezes por semana ajuda a renovar a superfície da pele
Além de ser uma importante aliada no tratamento antienvelhecimento, você sabia que a esfoliação também ajuda a eliminar as manchas da pele? É que, por promover uma limpeza mais profunda, ela ameniza a acne e remove as manchas mais escuras por renovar a superfície do rosto e deixá-lo mais fino e lisinho. Por isso, não esqueça de reservar um tempinho para essa técnica!
Mas, atenção: por ser uma limpeza mais potente, a esfoliação não deve ser feita diariamente. A frequência ideal no caso das peles oleosas e mistas é a de duas vezes por semana!
Creme clareador de manchas ajuda a eliminar as manchas de acne
Para eliminar as manchas de espinhas mais escuras e evidentes, uma dica é importante é investir em um creme clareador de manchas! Com ativos que ajudam a regular a produção de melanina, como a Niacinamida, o produto remove as manchinhas já existentes no rosto e ainda impede que outras novas apareçam. Para garantir um bom resultado com o tratamento, que pode ser feito em casa, é importante aplicar o clareador todos os dias pela manhã e antes de dormir - logo após a limpeza com o sabonete ou a água micelar.
Dica: para facilitar a absorção do creme potencializar seu efeito, faça uma massagem circular com as pontinhas dos dedos enquanto estiver aplicando o produto!
Aplicar protetor solar pela manhã evita novas manchas de acne no rosto
O último - mas não menos importante - cuidado é o de aplicar protetor solar todos os dias pela manhã. Por criar uma barreira de proteção na pele, o produto impede que os raios solares atinjam o rosto e causem ou piorem manchas de acne.
E para que a pele não fique ainda mais oleosa, na hora de comprar o filtro solar, aposte nas versões com fórmula oil free e toque seco, com FPS de 30, no mínimo. Assim, você vai ficar totalmente protegida sem que seu rosto fique ainda mais brilhoso ao longo do dia.
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.