Quem deseja recuperar os cabelos cacheados ou crespos depois de anos de alisamento precisa passar pela transição capilar. E para enfrentar esse período, que vai do último retoque de química ao dia do big chop -aquele corte potente que remove todas as partes alisadas - o segredo é recorrer a alguns truques para disfarçar a diferença entre texturas sem que a dupla escova e chapinha precise entrar em cena.
Está passando por essa fase e quer saber como igualar raiz e pontas? Confira dicas para cachear a parte lisa - da fitagem com creme de pentear à texturização com bigodinhos!
Fitagem com creme de pentear de óleo de coco ajuda a formar cachos na parte alisada
A fitagem é a finalização queridinha das cacheadas e crespas que já estão com o cabelo natural, mas também pode ajudar quem ainda está passando pela transição capilar - principalmente se a parte enrolada já estiver ocupando grande parte das madeixas.
Por mais que não crie cachos muito certinhos por causa das pontas lisas, a técnica consegue criar ondulações que vão disfarçar melhor a diferença entre as duas texturas sem que seja preciso recorrer à fontes de calor - como chapinha e secador para alisar ou babyliss para formar cachos.
Saiba como fazer: o primeiro passo é escolher um finalizador com óleo de coco na composição, que são ótimos aliados para deixar os fios mais hidratados e nutridos ao mesmo tempo que modelam as pontas. Depois, é só aplicar o creme mecha a mecha e amassar bastante o comprimento para formar as ondulações.
Bigudins criam cachos superdefinidos nas pontas alisadas
Enquanto a fitagem cria ondas mais tímidas na parte alisada, uma boa opção para cachos definidos é usar bigudins. Disponível em vários formatos e espessuras, ele permite formar ondas bem próximas à raiz para que os fios fiquem o mais uniforme possível.
Saiba como fazer: para conseguir o look, assim como na fitagem, também vale dividir o cabelo em seções e aplicar um creme de pentear que garanta mais definição - como é o caso do finalizador com óleo de coco. Depois, é só enrolar a mecha ao redor do bigudim, indo das pontas em direção à raiz, e contar com a ajuda de um grampo para prender o acessório. Por fim, é só esperar os fios secarem por completo para soltar tudo e exibir as pontas bem cacheadas.
Twist e coquinhos também ajudam a igualar as texturas durante a transição capilar
Além da fitagem e dos bigudins, também dá para criar cachos durante a transição capilar com a ajuda de dois truques: o dos coquinhos e do famoso twist, que nada mais é que uma trança de apenas duas pontas. No primeiro, o tamanho do coque indica como vai ficar o cacho - quanto maior, mais larga a onda -, enquanto o segundo deixa as pontas mais frisadinhas.
Saiba como fazer: para fazer qualquer uma das duas, o segredo é dividir o cabelo em várias seções, aplicar creme de pentear em cada uma e, depois, fazer o coque ou a trancinha em mechas bem finas. No final, é só esperar as madeixas estarem completamente secas para soltar as pontas e desfilar com os cachos por aí.
Matéria publicada em 26 de março de 2021, por Webedia.