O cabelo crespo é o tipo de cabelo com curvatura mais fechada, por conta disso as principais características do cabelo crespo é um cabelo mais volumoso. Isso faz com que os cabelos crespos sofram mais com o fator encolhimento e também com o ressecamento dos fios. Mas, algumas dicas podem te ajudar no dia a dia no momento de cuidar do seu cabelo crespo e fazer com que ele fique hidratado, com brilho e com um volume inconfundível!
Quais são os tipos de cabelo crespo?
Os tipos de cabelos são classificados com um conjunto de letras e números e com os cabelos crespos não é diferente. O cabelo crespo é representado pela numeração 4 e pode ser classificado em três subcategorias, o 4A, 4B e o 4C. Confira mais detalhes de cada um deles e entenda qual seu tipo de cabelo crespo:
- Cabelo crespo 4A: esse tipo de cabelo crespo é aquele que está entre a transição do cabelo cacheado para o cabelo crespo. Ele apresenta cachos mais fechados quando comparado ao cabelo cacheado, mas uma curvatura mais aberta quando comparado aos outros tipos de cabelo crespo.
- Cabelo crespo 4B: os crespos 4B são definidos por caracóis mais fechados, a textura do cabelo é semelhante a um “Z” por fazer uma curvatura em zigue-zague que faz com que a textura seja mais fechada. Esse tipo de cabelo crespo tende a ser mais fino e consequentemente mais frágil e suscetível a quebras. O cabelo crespo 4B também apresenta um fator encolhimento mais intenso, o que dá a impressão que o cabelo é mais curto do que realmente é.
- Cabelo crespo 4C: esse é o tipo de cabelo crespo com a textura mais fechada, e zigue-zague cresce dessa forma desde a raiz, o que facilita o crescimento para cima do cabelo. Os fios também tendem a ser mais finos e exigem mais atenção para mantê-los fortificados.
Além das classificações do número 4, o número 5 também pode ser utilizado para caracterizar um tipo mais raro de cabelo crespo. O cabelo crespo 5, também conhecido com crespíssimo, esse tipo de cabelo tem mais dificuldade em formar cachos e é caracterizado pelo volume intenso.
Como cuidar do cabelo crespo?
Para cuidar do cabelo crespo o mais indicado é montar um cronograma capilar para encaixar os melhores cuidados com o seu cabelo. Entre as características do cabelo crespo que merecem mais atenção e cuidado estão o ressecamento do fio que tende ser maior, por conta da curvatura mais fechada, e o fio mais fino que pode ficar frágil e quebradiço.
Por isso, dê atenção para os passos de hidratação e nutrição, pois esses dois tratamentos são capazes de combater o ressecamento natural dos fios e fortalecer o cabelo para um crescimento saudável. No momento de finalizar o cabelo, aposte no uso de óleos capilares, pois eles vão ajudar no tratamento do ressecamento capilar e no momento de garantir maior duração da finalização do cabelo.
O cabelo crespo tende a ser mais ressecado?
Sim! O cabelo crespo é mais ressecado e isso acontece por conta da textura do cabelo, que assim como o cabelo cacheado, faz com que a oleosidade do couro cabeludo tenha mais dificuldade em chegar no comprimento do fio.
Por isso, os passos de hidratação no cronograma capilar são essenciais para garantir um tratamento adequado para os fios. Além do clássicos cremes de Tratamento, aposte no Creme de Tratamento Noturno Anti-travesseiro da linha Hidra Hialurônico, ele garante uma hidratação capilar intensa durante a noite e protege a ação do efeito travesseiro, o que diminui o atrito do cabelo com o travesseiro e ajuda a combater o frizz no day after. Além disso, traz o benefício de hidratação e revitalização do ácido hialurônico para o cabelo.
Quanto tempo demora para crescer o cabelo crespo?
O cabelo crespo cresce cerca de 1cm a 1,5 cm por mês. Porém esse crescimento pode demorar para ser notado por conta do fator encolhimento, o que faz com que os cabelos crespos e cacheados pareçam menores do que realmente são. Por isso, algumas crespas e cacheadas acreditam que seu cabelo demora mais para crescer.
Como fazer o cabelo crespo crescer?
Muitas pessoas têm a impressão que o cabelo crespo demora mais para crescer ou não cresce. Mas isso acontece principalmente por conta do fator encolhimento. A textura mais fechada do cabelo crespo faz com que o ele fique mais encolhido para formar a curvatura, o que dá impressão que ele não está crescendo. O cabelo crespo também tende a crescer para cima por conta dos fios mais finos e a definição mais intensa, técnicas para soltar os cachos podem ajudar a fazer com que o cabelo fique mais volumoso e maior.
Como evitar o fator encolhimento?
Os cabelos cacheados e crespos são maiores do que aparentam ser, e isso acontece por conta do fator encolhimento. Quanto mais fechada a curvatura do fio, maior o fator do encolhimento, isso porque o cabelo encolhe para formar os cachos. Se você esticar o cabelo vai perceber o tanto que ele diminui e o fator encolhimento é ainda mais perceptível quando o cabelo está seco.
Não há como combater o fator encolhimento, afinal isso acontece por conta da curvatura do cacho, mas é possível minimizar os efeitos. Utilizar pente garfo ou dedos para soltar os cachos é uma boa opção. Além disso, os cabelos crespos podem ser finalizados com o secador para dar volume e isso ajuda a abrir a curvatura e minimizar o fator encolhimento.
Como finalizar o cabelo crespo?
Para finalizar o cabelo crespo, aposte em cremes nutritivos e hidratantes para trazer brilho e maciez para os fios. Por conta da definição intensa, esse tipo de cabelo tem mais facilidade para ficar definido, mas ainda assim é indicado separar os fios em partes e fazer a fitagem para que o cabelo receba a mesma quantidade de produto.
O difusor e o secador também podem ser utilizados para finalizar o cabelo crespo. Além disso, o secador pode ser um aliado para reverter o fator encolhimento. Com o cabelo seco, passe o secador esticando os fios, isso vai ajudar a abrir os cachos. Para finalizar, aposte no uso do Óleo Extraordinário Nutrição para dar mais brilho para os fios. Agora, se você gosta de volume ou apostar no visual black, finalize o cabelo com ajuda de um pente garfo.
Penteados para cabelos crespos
Os penteados para cabelos crespos são grandes aliados para aqueles dias em que o day after não deu muito certo ou que você precisa se arrumar mais rápido. Por isso, aposte em tranças como tranças boxeadoras, tranças de raiz ou duas tranças na frente do rosto combinada com o cabelo solto ou meio preso. Aposte em coques e combine com lenços e presilhas para montar diferentes looks e inovar no seu visual. Quando falamos em penteados para cabelos crespos a criatividade é o que tem de melhor!
Como acelerar o crescimento do cabelo crespo ou cacheado?
Para quem tem cabelo cacheado ou crespo e sonha em ter fios longos, saiba que isso é completamente possível! As donas desse tipo de fio, geralmente, são as que mais reclamam da demora no crescimento, principalmente por causa do "fator encolhimento", que faz com que os cachos pareçam mais curtos do que realmente são.
Se você está na missão de deixar os cachos crescerem, o Beleza Extraordinária separou 5 dicas para você seguir: são truques e tratamentos fundamentais para o cabelo crespo, que é naturalmente mais seco.
1 - Faça umectação com óleo para estimular o crescimento dos fios
Se você já ouviu falar da umectação, sabe que ela garante brilho intenso aos cachos porque é feita com óleo capilar da raiz às pontas. Mas, você sabia que a umectação também estimula o crescimento dos fios? É que a ideia da técnica, criada pelas indianas, é aplicar o óleo massageando o couro cabeludo para ativar a circulação. Com isso, os fios ficam propensos a crescerem mais rápido e hidratados.
Como fazer: Com os fios secos, aplique o óleo capilar da raiz as pontas, enluvando mecha a mecha, massageando todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Deixe o produto agir por, no mínimo, 2 horas. Depois, enxágue normalmente.
2 - Mantenha uma alimentação saudável
Além dos cuidados com os fios, como a rotina de hidratação e umectação e o uso dos produtos indicados para o seu tipo de cabelo, é essencial manter uma alimentação balanceada para que o seu cabelo cresça de forma saudável e fortificada.
Ao manter uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais é possível manter todas as funções do corpo em total funcionamento, o que faz com que o cabelo cresça ainda mais saudável, nutrido e com brilho. Por isso, além de investir nos produtos corretos para os cabelos, aposte também em uma alimentação rica em legumes, frutas e vegetais.
3 - Não fique tanto tempo sem lavar os cabelos
Quem tem cabelo cacheado e crespo sempre fica com receio de lavar muito os fios e, assim, remover sua oleosidade natural, deixando as madeixas ainda mais secas. No entanto, não lavar o cabelo com a frequência adequada pode entupir os poros do couro cabeludo, abrindo espaço para caspa - principalmente por causa da quantidade de creme usado - e outras impurezas que vão impedir o cabelo de crescer.
A dica, então, é lavar a cada 2 dias, escolhendo shampoos específicos para cabelos cacheados e secos. Para lavar o cabelo sem ressecar, a dica é usar a técnica do pré-poo, que protege os cabelos da limpeza profunda do shampoo. Aplique um óleo capilar ou condicionador cerca de 20 minutos antes de lavar. Depois, é só aplicar o shampoo por cima.
4 - Proteja o cabelo cacheado com leave-in ou óleo capilar
Um dos hábitos mais práticos é proteger o cabelo cacheado com finalizadores para evitar que a hidratação saia com a umidade. Sem hidratação, os fios ficam secos e, assim, quebradiços e sem vida, demorando mais a crescer.
Por isso, a dica é usar sempre um creme para pentear - que além de desembaraçar, também ajuda a blindar a fibra do ressecamento - óleos capilares ou leave-in, que também ajudam a dar brilho e a deixar o cabelo cacheado sem frizz.
5 - Proteja os cabelos do difusor e do excesso de química
Muita cacheada gosta de usar o difusor para modelar os cachinhos. Mas assim como acontece com a chapinha e com o secador usados com frequência para alisar os cabelos, o difusor usado exageradamente pode ressecar e diminuir a velocidade de crescimento do cabelo cacheado.
Esse tipo de fio já é naturalmente mais seco, e as altas temperaturas tiram ainda mais a água de dentro da fibra capilar, deixando os cabelos mais fracos. A mesma coisa acontece com o excesso de químicas, como coloração.
Por isso, antes de usar o difusor, proteja os cachos com um leave-in ou óleo capilar que tenha proteção térmica. Já no caso de quem usa muita coloração no cabelo cacheado, a dica é caprichar nas hidratações e reconstruções com linhas específicas que cuidam de danos como ressecamento, pontas duplas e frizz.
6 - Crie uma cronograma capilar para seu tipo de cabelo
Criar um cronograma capilar é essencial para acelerar o crescimento do seu cabelo crespo e cacheado. Isso porque para o cabelo se desenvolver de uma forma saudável é essencial que ele tenha os cuidados com nutrição, hidratação e reconstrução em dia. Esses cuidados evitam o ressecamento, a oleosidade excessiva, as pontas duplas, caspa e fragilidade dos fios que podem prejudicar o crescimento saudável do cabelo.
Por isso, crie um cronograma capilar próprio para o seu tipo de cabelo cacheado. Se o seu cabelo é mais ressecado e poroso, aposte em tratamentos nutritivos e hidratantes. Agora, se o seu cabelo cacheado está mais fragilizado, elástico ou com pontas duplas, aposte em tratamentos de reconstrução capilar. Esses cuidados, junto com uma alimentação saudável, vai garantir os cuidados essenciais para o crescimento saudável do cabelo cacheado e crespo.
7 - Evite pentear o cabelo seco e evite água quente
Na hora de pentear os cabelos cacheados e crespos é preciso tomar alguns cuidados e precauções. Para evitar a quebra dos fios, evite pentear os cabelos cacheados e crespos secos, isso pode fazer com que eles fiquem com nós e até quebrem. Sempre dê preferência para pentear cabelos cacheados e crespos com eles molhados ou úmidos, para isso, penteie durante a lavagem ou umedeça os fios com ajuda de um borrifador. Já na hora da lavagem, dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente. Isso porque o uso frequente de água quente pode fazer com que os fios fiquem ressecados e fragilizados.