Se você já observou algumas rugas no rosto, ou seja, aquelas linhas e dobras que costumam surgir na testa e ao redor da boca e dos olhos, a boa notícia é que elas não são impossíveis de eliminar! De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, o segredo para escolher o melhor tratamento é entender o motivo da ruga, que pode ser natural e cronológico, ou por causa da exposição solar. "Todos os tratamentos visando o rejuvenescimento incluem o uso de filtro solar e também uma rotina de cuidados específicos", explicou a especialista. Confira os detalhes.
Filtro solar é aliado no tratamento contra as rugas no rosto
Antes de recorrer a procedimentos estéticos, saiba que o filtro solar ajuda a amenizar, e muito, a aparência das rugas no rosto. De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, ele deve ser usado todos os dias para prevenir novas linhas de expressão e também como complemento dos tratamentos estéticos, já que os raios solares são um dos causadores do envelhecimento da pele por quebrar as fibras de colágeno - substância que mantém a firmeza da pele. "O envelhecimento acontece em grande parte devido à exposição solar crônica, mas fatores como tabagismo e poluição também têm grande papel. Basta reparar que áreas que ficam sempre cobertas ao longo da vida, como o abdome, dificilmente apresentam rugas e manchas", explicou a dermatologista.
Identificar o tipo de ruga é fundamental para definir o melhor tratamento
Além de saber o motivo das rugas e o tipo de tratamento, também é preciso levar em conta a intensidade delas. A dermatologista explica que existem as rugas dinâmicas e as rugas estáticas: as primeiras são aquelas que só aparecem na hora de movimentar o rosto, como sorrir ou chorar. Já as segundas são as mais profundas e ficam marcadas na pele. "As rugas dinâmicas mais conhecidas se formam na testa, nos pés de galinha, nas rugas de bravo. Com a contração muscular repetida, as rugas dinâmicas podem se tornar estáticas e estarem presentes mesmo se a musculatura está em repouso", explicou.
Botox é opção para acabar com as rugas dinâmicas
Para as rugas dinâmicas, a melhor alternativa é a aplicação da toxina botulínica, também conhecida como botox. "É uma substância neuromoduladora que leva ao relaxamento muscular e assim elimina ou suaviza as rugas. O procedimento pode ser feito com uso de anestésico tópico, não causa vermelhidão ou inchaço, mas eventualmente pequenas manchinhas roxas podem acontecer", explicou Lilia. Segundo a especialista, a aplicação demora cerca de 7 a 14 dias para atingir o resultado ideal, e o efeito dura cerca de 3 ou 4 meses.
Preenchimento com ácido hialurônico é alternativa para rugas profundas
Já para as rugas mais intensas, como olheiras profundas, a melhor alternativa é o preenchimento. "Em geral, utilizamos o ácido hialurônico, substância em gel, que é componente natural da pele e devolve o suporte que perdemos com o tempo", explicou a dermatologista. Para quem tem dúvidas, o procedimento e feito em consultório, e a maioria dos produtos contém anestésico na formulação, ou seja, o desconforto é mínimo. O ácido age acomodando-se nos sulcos da pele, e dura cerca de 8 a 18 meses.
Creme para rugas, peelings químicos e lasers estimulam o colágeno
Para o restante das linhas, os lasers fracionados e os peelings químicos são muito úteis, já que estimulam o colágeno, melhoram a renovação celular e suavizam as manchas e as rugas. Para complementar os tratamentos e prolongar o efeito, também vale usar os cremes para rugas em casa, que vão proteger as fibras de elastina e colágeno, além de manter a pele sempre hidratada. Na hora de aplicar, a dica é fazer uma massagem facial com as pontas dos dedos, sem esquecer do colo e do pescoço, para promover a oxigenação da pele e a absorção dos produtos - além de favorecer a elasticidade da derme.
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.