Quando buscamos mudar o visual, sempre surge a preocupação se o tom de cabelo irá combinar com o visual e ornar com as demais características do rosto, como tom de pele e sobrancelha.A colorimetria é muito usada para entender como as cores se comportam nos cabelos e como elas podem ser combinadas para criar tons personalizados, de acordo com as cores que mais combinam com seu visual. Essa técnica é fundamental para quem deseja mudar a cor dos cabelos de forma segura e eficiente.
Para que você possa entender melhor como essa técnica funciona, o blog de Beleza Extraordinária te explica como usar a colorimetria ao seu favor na hora de escolher o tom do seu cabelo.
O que é colorimetria?
A colorimetria é uma ciência que estuda as cores e suas combinações. Na colorimetria capilar a técnica é usada de acordo com a tabela de cores, para determinar a tonalidade perfeita para o seu cabelo. A tabela leva em consideração o tom da sua pele, a cor dos olhos e a cor natural do cabelo para encontrar a tonalidade ideal para você. Esta técnica é frequentemente utilizada por cabeleireiros profissionais para alcançar a cor de cabelo perfeita de forma individualizada, visando combinar com os aspectos físicos de cada pessoa.
Para que serve a colorimetria?
Com a colorimetria é possível entender quais tons de cabelo podem ser usados em cada tipo de base de cor diferente, visando seguir a lógica da mistura de cor para a partir disso formar uma tonalidade personalizada e de acordo com o tom de cabelo que se sobressai melhor com cada tom de pele e contraste pessoal.
Além disso, com base no círculo cromático é possível mudar o visual, usando apenas a mistura de cores de tinta de cabelo, sem necessitar passar por procedimentos mais invasivos para os fios, como a descoloração.
Quando a colorimetria pode ser utilizada?
A colorimetria pode ser utilizada em diversos tipos de análise de cores que irão favorecer a beleza e realçar seus atributos físicos. Além da colorimetria capilar, os recursos da técnica de colorimetria podem ser usados em outros tipos de análise de tom, como identificar quais cores combinam com seu tom de pele e até mesmo na maquiagem.
Coloração pessoal
Nada mais frustrante do que sentir que uma peça de roupas não valoriza a sua beleza, por conta do tom. Na coloração pessoal, é possível entender quais cores mais valorizam e harmonizam com a sua beleza, a partir da combinação de cores com a temperatura da pele e subtom. Nesse caso, é usado algumas cores para identificar quais mais harmonizam você e quais menos valorizam os aspectos físicos, ajudando a identificar os tons que podem realçar a sua beleza.
Colorimetria para maquiagem
Na maquiagem, a colorimetria funciona de forma parecida, mas com o objetivo de saber quais os tons de maquiagem que irão funcionar melhor com o seu subtom de pele, ajudando a disfarçar melhor manchas e pequenas imperfeições e até mesmo escolher cores de sombra que irão realçar o seu olhar, ao invès de deixá-lo carregado.
Colorimetria capilar
Podemos utilizar da colorimetria capilar quando for mudar o tom dos cabelos. Muitas vezes queremos mudar o tom do cabelo e alcançar uma tonalidade diferente e a partir da análise da colorimetria capilar, é possível estabelecer quais as possibilidades de tons que podem ser alcançados usando apenas coloração nos fios.
É muito comum quem possui os cabelos tingidos usar os recursos da colorimetria, para conseguir ter um norte de qual coloração irá fixar na base atual do cabelo, dessa forma a mudança do visual ocorre com maiores certezas de como será o resultado final e sem prejudicar profundamente os fios.
Como descobrir a cor que combina com você?
Para saber qual cor combina com você, é possível utilizar alguns recursos tanto manuais como tecnológicos, que facilitam essa identificação. Através do teste de cores, você consegue identificar quais tonalidades que se adaptam ao seu tom de pele e ressaltam o seu visual, sem deixá-lo pesado ou com sombras. Graças à tecnologia, existem também aplicativos que auxiliam nessa missão, assim como plataformas que usam recurso de realidade aumentada e inteligência artificial que conseguem fazer essa identificação e gerar o resultado, para que você analise os tons que se destacam no seu visual e os que não se sobressaem tanto.
Como usar a colorimetria na prática?
Depois de entender quais tons que mais ornam com seu visual e valorizam sua beleza, é hora de colocar em prática os recursos que a colorimetria proporcionam a você. Aproveite para dar preferência a peças de roupas que tenham as cores que a análise pessoal de cor indica para sua produção, invista em maquiagens que tenham essa cores mais presentes e claro, o cabelo também não pode ficar de fora. Opte por tonalidades de coloração de cabelo que tenham características de cor semelhantes às cores da sua coloração pessoal.
Como saber se sou alto ou baixo contraste?
Para identificar se você tem alto ou baixo contraste é muito simples: se a cor do cabelo te deixa com o visual harmônico que combinam perfeitamente com as sobrancelhas e o tom de pele, é seu alto contraste, mas se o tom desta dos demais aspectos físicos, causando uma grande diferença se ornar com o visual, é um contraste baixo.
Nesse caso, o ideal é usar algumas ferramentas que ajudam a identificar como as tonalidades de coloração podem ficar no cabelo. Ferramentas que usam realidade aumentada, são perfeitas para isso, assim como o Testador de Cor Virtual de L’Oréal Paris, que usa a tecnologia de realidade aumentada para que você possa visualizar como as tonalidades da coloração de L’Oréal Paris podem ficar nos seus fios.
As colorações de L’Oréal Paris oferecem qualidade, eficiência e segurança, possibilitando a transformação do seu visual, além de poder ser usada em todos os tipos de cabelo. Seja para clarear os fios, deixá-los com uma aparência natural ou mudar totalmente a cor do seu cabelo, é possível encontrar tipos de tinta de cabelo para cada necessidade.
A linha de Imédia Excellence é conhecida por todos como uma coloração que entrega o que promete, deixando os fios com tons vibrantes e cabelos macios. A coloração permanente Imédia Excellence possui uma grande cartela de tonalidade, para agradar a todos os gostos e possibilitar mudanças em todos os tons de cabelo. A Rotina de Triplo Cuidado é inspirada nos salões e responsável pode cuidar do cabelo, do couro cabeludo e da cor em casa.
Conhecida por deixar os cabelos com mais brilho depois de colorir, a coloração semi permanente Casting Creme Gloss possibilita a coloração dos fios, cobertura dos fios brancos e ainda é compatível com cabelos quimicamente tratados*. Sua fórmula não possui amônia e ainda possui o icônico tratamento pós-coloração de Geleia Real Nutritiva, que deixa os fios com até 4X mais brilho e Efeito Gloss prolongado.
O mais novo lançamento de L’Oréal Paris, a Excellence Sem Amônia é uma coloração permanente sem amônia, que possibilita a transformação do seu cabelo cobrindo até 100% dos fios brancos, com longa duração da cor de e do brilho. Com o Reflexo Universal presente em sua composição, a Excellence Sem Amônia combina com todos os tons de pele da brasileira, a partir da mistura de reflexos frios e quentes e ainda garante os cuidados dos fios com a Rotina de Triplo Cuidado, que cuida da cor, do couro cabeludo e do seu cabelo.