A primeira grande vaidosa conhecida, Cleópatra fascinava por sua maquiagem e cabelos lisos, preto e com franja. A rainha do Egito, que assumiu o trono aos 18 anos, virou sinônimo de mulher poderosa e sensual que, apesar do pulso forte, nunca deixou sua feminilidade de lado.
Cleópatra era vaidosa, adorava maquiagem e cuidava da pele e dos cabelos
A rainha do Egito tinha cabelos avermelhados, acentuados pelo uso de henna e acessórios como pentes de marfim e penteados, com tranças e ondas que eram mantidas no lugar com uma loção feita a partir de cera e resina. Alguns historiadores acreditam que em certos momentos de seu reinado, a musa chegou a ser careca por conta das epidemias de piolho, mas sempre usou perucas negras para manter o visual poderoso e se parecer mais com a deusa Ísis de quem ela dizia ser a reencarnação.
Cleópatra também não se descuidava da pele, e mesmo sem ter produtos tubinados como o B.B. Cream , conseguia alguns resultados com aloe vera, conhecida na época como a planta da imortalidade, para conservar a beleza. Ela também se banhava com leite e mel, lavanda, ou pétalas de rosa para relaxar o corpo e amaciar a pele e uma mistura de leite de cabra e lama negra para que seu rosto tivesse maciez.
Cleópatra inspirou famosas com o longo e liso com franja
A história da rainha do Egito chegou às telas em 1963, protagonizada por Elizabeth Taylor e virou referência sobre a vida de Cleópatra. O papel marcou a trajetória da atriz, e até hoje, muita gente liga a imagem da egípcia a Liz Taylor.
Além dos cinemas, algumas famosas levaram a referência do cabelo para a vida real. Naomi Campbell, assim como a rainha do Egito, usa perucas lisas, longas e com franja. Quando estrelou "A Favorita", Taís Araujo, que hoje em dia desfila cabelos bem curtinhos , também investiu em um tratamento alternativo e usou entrelaçamento para não prejudicar os fios naturais com química.
As cantoras Jessie J e Katy Perry também já adotaram o visual. No Brasil, Alinne Moraes e Vanessa Giácomo assumiram o visual Cleópatra para trabalhos na televisão.
Matéria publicada em 27 de janeiro 2021, por Webedia.