O sonho de toda mulher é ter um cabelo bonito em minutos, e para quem não tem vontade ou tempo de ir ao salão para um penteado, o ideal é escolher um estilo que cause impacto e que seja fácil de fazer. O rabo de cavalo, um dos penteados mais antigos da humanidade, tem registros desde o início da dinastia chinesa, segundo historiadores. Assim como o coque, ele é uma das opções mais práticas e versáteis, que tem o poder de mudar a cara do visual a cada detalhe novo ou versão diferente. Seja para emendar um programa em outro ou mesmo para adaptar o penteado a uma ocasião específica, o rabo de cavalo combina com todos os tipos de cabelo e pode fazer a diferença em um look para o trabalho, festa, um programa light, uma saída mais casual ou em um evento fashion e glamouroso.
A versão com topete que funciona para todas as ocasiões
Toda mulher alguma vez já usou o rabo de cavalo. Apesar de simples, o penteado pode funcionar para aquelas que querem deixar a produção mais incrementada, ou até mesmo para lidar com um cabelo volumoso em um bad hair day. Para harmonizar o cabelo com a ocasião, é preciso analisar o evento e montar o look adequado. Para festas, o volume ou topete entram em cena para fazer a diferença no visual. Nesses momentos mais glamourosos, o rabo de cavalo tradicional pode ganhar volume discreto na coroa da cabeça ou um topete na parte da frente. Acessórios em tamanho maxi também ajudam a deixar o rosto ainda mais em evidência e dão bossa à produção.
Rabo de cavalo alto destaca a silhueta e dá um visual de "mulherão"
A versão no alto da cabeça dá a impressão de mulher fatal. Esse rabo de cavalo pode parecer exagerado para situações mais simples, mas pode arrasar em momentos mais chiques. O penteado, além de alongar a silhueta, por dar a impressão de "esticar" o visual, combina com todos os tipos de cabelo. Se nas madeixas lisas o estilo destaca o brilho e o formato dos fios, nas cacheadas, o modelo ganha volume e textura extras pelo formato dos fios. Aproveite que o rosto será o foco principal da produção e capriche na maquiagem.
Versão com cachos nas pontas, para as românticas
O rabo de cavalo também pode assumir uma faceta romântica com leve ondulado ou cachos nas pontas. O estilo se assemelha à versão tradicional por não chamar atenção no formato, o que o faz combinar com várias ocasiões. Ideal para uma ida ao cinema ou jantar mais íntimo, esse estilo inspira é feminino e delicado.
Rabo de cavalo com detalhes e acessórios
A versão baixa, colada na nuca, também sugere um visual discreto com a vantagem de combinar muito bem com outros elementos. Perfeito para combinar com acessórios de impacto, como maxi brincos, chapéus e tiaras para uma noite mais fashionista. O look clássico e atemporal também pode ganhar textura e um ar mais moderno com o o efeito molhado, tendência nas passarelas como na última Fashion Week em Milão. Outra maneira de turbinar um penteado tradicional é investir em detalhes diferentes que dão nova cara ao rabo de cavalo. Uma trança embutida ou uma mecha torcida na lateral podem ser boas variações tanto para eventos mais chiques quanto para os mais descolados.
Versões divertidas para as descoladas
Para as mais descoladas, investir em formatos menos convencionais pode ser a solução para variar o look de todos os dias. Um passo simples como deixar parte da mecha do rabo de cavalo solta e outra presa faz o penteado ganhar ares divertidos e inusitados e se adequar a programas moderninhos, alternativos ou fashionistas.
Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.