Para melhorar a autoestima, muitas mulheres pensam em recorrer às cirurgias estéticas com silicone para aumentar o tamanho do peito, mas muitas vezes, a preocupação com a cicatriz é um impedimento. Ela geralmente fica na parte de baixo dos seios para não ficar visível, mas ainda assim, é preciso tratar para que evitar uma marca com relevo muito alto ou muito escura. Em casa, os cremes hidratantes com componentes que promovem a produção de colágeno são os mais indicados para proteger, também, o aparecimento de quelóides. Confira mais detalhes!
Creme hidratante e óleo corporal melhoram a textura da cicatriz
Durante o período de recuperação, os cuidados de limpeza são fundamentais para não criar as temidas quelóides, que deixam a marca com relevo, e depois de retirados os pontos, o creme hidratante ou o óleo corporal devem ser itens importante nos cuidados com a região. Eles evitam que a cicatriz resseque e fique avermelhada ou amarronzada, já que entregam a hidratação que a pele precisa para se renovar aos poucos. Os cremes hidratantes e óleos vegetais, como o de amêndoas doces, podem ser aplicados pela manhã e antes de dormir, e também podem ser combinado a cremes com ativos rejuvenescedores.
Cremes com ativos rejuvenescedores podem melhorar aspecto da cicatriz
A cicatriz da cirurgia de silicone não costuma sumir, mas pode ser bem clareada e suavizada. Com a permissão do médico responsável pela cirurgia, vale investir em cremes hidratantes com ativos antiidade, ou seja, aqueles que contém substâncias que promovem a produção de colágeno. É ele o grande responsável pela cicatrização da pele: sem fibras de colágeno, a derme não consegue se renovar. Um dos ativos principais é a vitamina E, que a ajuda a combater os radicais livres que "destroem" as fibras de colágeno do corpo, suavizando os relevos da cicatriz.
Uma opção para clarear a cicatriz é a Niacinamida, derivada da vitamina B3, que também é encontrada nos cremes anti idade. Aos poucos, ela consegue amenizar o aspecto avermelhado ou amarronzado, mesmo sem remover o relevo. Ela age regulando a produção de melanina, a responsável pelo escurecimento da pele, impedindo que a cicatriz fique com um aspecto manchado.
Matéria publicada em 09 de abril 2021, por Webedia.