O volume nos cabelos dá um estilo sensual e feminino às madeixas, mas quando é indesejado, há truques para conseguir domar os fios. Um bom corte é essencial para conseguir controlar os fios. O primeiro passo para fugir do volume é não deixar as madeixas retas, já que esse tipo de corte deixa o visual pesado e faz com que o comprimento "aumente para os lados". O cabeleireiro Élcio Cardoso aconselha repicados leves, que dão movimento sem destacar as camadas, mas afirma que é preciso tomar cuidado com exageros: "camadas demais fazem o cabelo subir, e dão o visual inverso ao desejado, o ideal é um corte gradativo", explicou o profissional.
Conheça toda a linha Elseve Longo dos Sonhos
Franjão e corte vertical são indicados para controlar fios volumosos
Os efeitos do volume nas madeixas variam de acordo com cada tipo de cabelo. O cabeleireiro Marco Vidal conta que o segredo para tirar o volume é o jeito de cortar os fios. "Para tirar o armado é preciso dar textura às pontas dos fios com a tesoura em pé. Isso dará movimento e não tirará o peso, condição para manter o cabelo sem muito volume", explicou. Segundo o profissional, o franjão também ajuda no corte porque suaviza o rosto e consegue um ar moderno, mas ele é o único tipo desse estilo que funciona para madeixas volumosas, "franjas retas deixam as donas de fios volumosos escravas de chapinha e secador. Se secar ao natural, o cabelo fica disforme e levantado, sempre precisará de finalização para ficar bom", explicou.
Ideias de corte para madeixas com volume
Segundo Marco Vidal, quem prefere cortes mais conservadores, pode manter o comprimento atrás e repicar a frente, com desfiados sutis nas pontas para evitar o volume. Já para donas de fios muito finos, que ficam volumosos pela leveza das madeixas, o cabeleireiro sugere cortes curtos repicados ou desfiados nas pontas para criar um visual moderno. Para os crespos e cacheados, Marco sugere estilos que evitam o volume, mas ajudam a criar cachos definidos: "esses tipos de cabelo ficam bonitos com repicados que acabam com uma forma de "V" invertido, para distribuir o volume por toda a cabeça. Se os fios forem muito grossos, a solução para definir os caracóis é apostar no corte assimétrico, com mechas maiores e outras menores, o que proporciona movimento e leveza ao visual", ensinou.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.