Os fios ruivos conquistaram de vez as brasileiras. Além dos cabelos de Marina Ruy Barbosa, outra atriz que vem chamando atenção pela cor de suas madeixas é Bia Arantes, que teve o cabelo mais pedido por dois meses consecutivos na Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo. Marina tem os cabelos naturalmente acobreados, já Bia tingiu seus fios castanho escuro de um tom puxado para o vinho. Dentre tantas opções para a cor, é necessário conhecer sua pele e saber como os cabelos podem favorecê-la.
Pele clara é a mais privilegiada para usar tons de ruivo
As cores têm o poder de transformar, e é imprescindível que o profissional colorista esteja habilitado para analisar o tom de pele e adequar a tintura à cada cliente, para não deixá-la pálida pela falta de contraste ou pesada demais por uma cor escura. É necessário também saber o que cada mulher está querendo transmitir visualmente, já que a aparência pode passar informações inconscientes sobre a personalidade. Pessoas com a pele clara são as mais privilegiadas para usar tons de ruivo, pois combinam com quase todas as cores. Para as de fundo rosado, uma boa opção é o "strawberry blonde", um tom de ruivo claro e desbotado, quase loiro.
Ruivo claro acobreado para quem tem pele branca amarelada
Já as brancas de pele quente, que têm o fundo mais amarelado, podem investir no ruivo claro acobreado. "Existem inúmeros tons de vermelhos e ruivos, o importante é adequar os cabelos ao tom de pele, seguindo o conceito de pele fria com cabelo frio, e pele quente com cabelo quente", explica a visagista e coaching de imagem pessoal Tuka Moreira. "Se colocarmos um vermelho frio em uma pessoa de pele quente, isso pode pesar seu rosto e acentuar as linhas de expressão. Da mesma forma, se colocarmos tons quentes em peles frias, aumentaríamos a palidez do rosto", ela continua.
Morenas podem investir na cor adaptando-a ao seu tom de pele
À primeira vista, é possível pensar que todos os tons de vermelho são quentes, mas quando se trata de coloração para cabelos, as nuances podem ser mais maleáveis. O vermelho violine e o borgonha são considerados tons frios e combinam com pessoas de pele morena com o fundo rosado. "As pessoas de pele fria precisam 'esfriar' a cor dos cabelos para obter o contraste que dará vida a esse tom de pele, ao contrário da pele quente, que precisa ser iluminada", afirma Tuka.
Castanho escuro acobreado é ideal para morenas de pele amarelada
Mulheres com a pele morena amarelada precisam tomar cuidado com o tom de ruivo que vão escolher, já que a tonalidade pode acentuar ainda mais esse aspecto da cor do rosto. "A pele fica mais monocromática, mas nada que uma boa maquiagem não possa disfarçar", ensina Gabriela Balan, hairstylist do salão Club Capelli. Para não correr riscos, vale investir em tons de castanho escuro acobreado.
As morenas que tem a pele bronzeada podem optar pelo cereja. "Pessoas com a pele dourada e os olhos mais claros, geralmente, têm peles quentes, então, harmonizam melhor com os vermelhos mais abertos", ensina a visagista.
Fios vermelhos para orientais
"Tudo fica bem se a pessoa se sentir bem. O profissional deve dar um amparo nessa questão e dizer o que cabe a cada um, mas se a vontade é evidenciar a mudança, o contraste funciona. Não há restrição de cores", sentencia Gabriela. O tom de ruivo pode não garantir um aspecto natural para as orientais ou as negras, mas isso não significa que elas não podem usar a cor. O fundamental é seguir o padrão de quente ou frio, que também se adapta a esses tons de pele.
Negras também podem usar tons vermelhos
As descendentes de asiáticos costumam ter a pele mais puxada para o amarelo, por esse motivo, podem escolher tons de ruivo alaranjado, que vão combinar com a aparência geral. Já as negras devem perceber se seu tom de pele tende mais para o cinza, frio, ou para o marrom, quente. Mas as cores que podem favorecer a todas são os vermelhos mais escuros , como o ruivo profundo ou o vinho.
Vermelho fantasia para as mais ousadas
Quem quer investir em tons mais ousados pode apostar também no vermelho fantasia. O fundamental é lembrar que esse pigmento contém partículas de cor maiores que as de outras tonalidades, por isso, desbota mais rapidamente. Para manter a cor em dia, é necessário retocar a tintura em intervalos mais curtos, o que pode causar o ressecamento dos fios. Para tratá-los adequadamente, é indicado usar produtos específicos para cabelos tingidos e hidratar a cada quinze dias.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.