Cabelos saudáveis e despojados são a marca registrada das francesas! Sempre impecáveis, elas passam a impressão de que os seus fios sempre estão arrumados, quase sem esforço, inspirando muitas mulheres ao redor do mundo a adotar o visual chique e despretensioso que já se tornou icônico. Mas engana-se quem pensa que elas têm uma rotina intensa de cuidados com as madeixas: ao invés disso, têm uma lista de coisas que nunca fazem, para as manter brilhosas e livres de danos - e tudo isso foi contado pelo site "Byrdie", inspirado no livro "How to Be Parisian Wherever You Are", de Caroline de Maigret. Confira!
1 - Secador? Não faz parte da rotina das francesas
O secador é o melhor amigo de várias mulheres na hora da finalização. Mesmo quando não conta com a ajuda da chapinha para entregar um liso impecável, ele é indispensável na rotina de quem tem um dia a dia corrido por tirar a umidade dos fios logo após a lavagem.
Mas, para as francesas, o jato quente do aparelho não tem vez nem com protetor térmico. De acordo com Caroline de Maigret, autora do livro "How to Be a Parisian Wherever You Are", elas preferem tirar a umidade ao natural - ao ar livre no Verão e com a ajuda de uma toalha no Inverno.
2 - Mas elas nunca saem de casa com o cabelo molhado
Já que o secador não deve fazer parte da finalização, um das dicas da escritora para quem tem uma rotina agitada é deixar para lavar o cabelo de noite e não pela manhã. Segundo ela, as francesas nunca saem de casa com os fios molhados e ainda aproveitam o sono com as madeixas úmidas para deixá-las com uma texturização diferente.
Mas, atenção: para conseguir uma estilização bonita na hora do sono, não deixe de aplicar um leave-in antes de deitar e, se possível, prenda o cabelo em uma trança frouxa ou coque para que ele ganhe um efeito ondulado ao acordar.
3 - As francesas não lavam os cabelos todos os dias
Para conseguir o efeito volumoso que chama atenção, outro segredo das francesas é não lavar o cabelo todos os dias. Com isso, além de não acabarem ressecados, os fios também ganham o aspecto encorpado que elas tanto gostam no "day after" - dia seguinte à lavagem.
Caroline de Maigret explica: "não vale a pena lavar o cabelo todos os dias, já que é, geralmente, no dia seguinte que ele ganha um certo peso e fica com o volume certo quando é preso em um coque"., contou
4 - As mulheres da França não dispensam um produto cheiroso nos fios
Como o perfume francês é conhecido como um dos melhores do mundo, consequentemente, as francesas estão entre as mulheres mais cheirosas. Mas, como esclareceu a escritora do livro, a fragrância agradável não fica apenas no corpo: elas também priorizam os cremes finalizadores que contam com um bom perfume para deixarem o cabelo com um aroma que faz toda a diferença na produção.
5 - Elas não usam acessórios no cabelo
Para as francesas, uma das maiores máximas de estilo é "menos é mais". Por isso, para preservar o estilo minimalista, elas não são de apostar em nenhum tipo de acessório para incrementar o cabelo.
Para quem quer seguir o visual das francesas, o truque é seguir as dicas que Caroline de Maigret revelou no livro: evite grampos de cabelo, faixas e acessórios decorativos em geral; deixe o cabelo simples e sem detalhes extras.
6 - As francesas não reclamam do cabelo no Verão
A maioria das mulheres odeia o aspecto que o cabelo ganha depois de um mergulho na piscina ou um dia na praia - já que o cloro e o sal acabam deixando os fios ressecados e o sol também pode prejudicar a fibra capilar com seus raios ultravioletas. Mas, você sabia que lidar com tudo isso não é nenhum incômodo para as francesas?
Caroline de Maigret revela no livro "How to Be Parisian Wherever You Are" que elas amam o efeito messy que as madeixas ganham nas estações mais quentes do ano! Por isso, para quem quer seguir o estilo, ela deixa uma recomendação: "aproveite esse momento mágico no verão, quando seu cabelo, com um pouco de água do mar e sol, torna-se simplesmente perfeito - um pouco áspero, um pouco mais leve e um pouco salgado".
Matéria publicada em 12 de março de 2021, por Webedia.