Apesar de ser uma febre entre as mulheres de cabelos lisos, as mechas californianas também podem ser adotadas pelas moças de cabelos cacheados. Nos fios mais enrolados, a técnica tem ainda mais destaque que nos lisos: "o cabelo cacheado chama mais atenção por conta do efeito esfumado", explicou o colorista Marcio Sanchez. O método para deixar os cabelos mais claros do meio até as pontas, pode ser feito em tonalidades loiras, castanhas ou avermelhadas. O mais importante é usar uma cor próxima a do comprimento do cabelo. É muito importante lembrar que, para receber as mechas californianas, é necessário que o cabelo esteja com apenas uma cor de base, para não perder o efeito da coloração.
Mechas em cabelos cacheados: como fazer
Para Marcio, o processo para fazer as californianas no cabelo cacheado, não se difere muito dos lisos: "começo com uma quantidade menor de mechas perto da raiz e aumento nas pontas", explica. O procedimento é realizado cinco dedos do comprimento a partir da raiz.
As mechas suavizam os traços femininos e, a mudança dos tons poderá dar mais ou menos destaque. Mechas feitas a partir da altura dos olhos, acentuam esta área do rosto, enquanto as que começam na altura do queixo deixam em evidência a face de modo geral.
Famosas cacheadas e com mechas
A cantora Teyana Taylor, que já usou uma versão colorida de californianas, investiu no tom mel para os cabelos castanhos escuros no início do ano. Ela é uma das adeptas do black power, originado na década de 1970, e valoriza o estilo com um leve repicado nas pontas. A apresentadora Sabrina Sato, divulgou recentemente no Instagram os longos cabelos com efeito cacheado e um visual esportista. A morena também é adepta das mechas mais claras no comprimento. A atriz Drew Barrymore, apesar de ter os cabelos ondulados, também é um bom exemplo de comprimento médio com mechas mais esfumadas.
Corte de cabelo para destacar as mechas
Segundo a cabeleireira do Crystal Hair, Mariana Gorini, o comprimento médio é ideal para quem possui mechas mais claras: "um corte inteiro e levemente repicado valoriza a californiana no comprimento médio ou longo. Já os curtos também podem usar um efeito repicado, com mechas mais finas nas pontas", ensina.
Cuidados para manter e retocar
Como a técnica depende da despigmentação dos fios, é preciso hidratar e tomar alguns cuidados com a cor para que ela fique intacta. O colorista recomenda o tratamento Lumino Contrast, da L'Oréal Professionnel. "Esse tratamento é específico para cabelos com mechas. Basta usar a máscara uma vez por semana para manter os fios hidratados". Quanto ao tempo de retoque, Marcio afirma: "como o comprimento não desbota muito, o retoque pode ser feito a cada seis meses", finalizou.
Matéria publicada em 07 de abril de 2021, por Webedia.