Muito comum nos cabelos femininos dos anos 1980, a franja cacheada está de volta. O estilo tem aparecido com frequência em quem tem cabelo com ondas e, penteada de diferentes maneiras, mostra que o corte não é uma exclusividade dos fios lisos. Conheça diferentes opções de penteados e saiba como conseguir o melhor efeito em cada um deles:
Franja com ondas:
O corte conhecido como 'pigmaleão' - eternizado pelas atrizes Jennifer Beals e Jennifer Greys, protagonistas dos filmes 'Flashdance' e 'Dirty Dancing', respectivamente - é um clássico dos anos 1980, conhecido até hoje pela franja bem volumosa. Quem gosta do estilo e quer tentar algo parecido, deve sempre optar por cortes à seco e garantir que os fios menores fiquem logo acima dos cílios. Cremes de pentear mais leves e géis são ótimas opções para definir e controlar o frizz. Para farantir que a franja se mantenha no lugar, a dica é finalizar com spray e secar com difusor.
Franja dividida com rabo de cavalo baixo:
Para conseguir um bom efeito na franja dividida ao meio, basta separá-la em duas seções, aplicar algum produto para estilizar - como o gel, por exemplo - e torcer as duas mechas da raiz até às pontas, formando dois cachos grandes com a franjinha. Depois, é só soltar os fios, finalizar com um spray e prender o restante do cabelo em um rabo de cavalo baixo.
Franja de coque:
Diferente, o penteado é uma boa opção para quem quer um cabelo com uma pegada mais moderna. Para fazer, pegue alguns fios do meio da cabeça para trás e os divida em três ou quatro seções, prendendo cada uma das mechas com um pequeno elástico. Aplique pomada ou mousse para garantir que o cabelo fique bem esticado, torça as pontas de cada uma das seções, prendendo-as com grampo para formar coques bem soltos. Para um visual mais bagunçadinho, deixe algumas mechas soltas.
Franja lisa:
Apesar de ser um estilo rejeitado por muitos, a franja lisa pode garantir um visual bonito se for feita do jeito certo. Para conseguir um bom resultado, penteie os cabelos como de costume e seque a franja com um secador. Se houver necessidade, para garantir fios mais lisos, aplique um óleo para controlar o frizz e modele a franja com a prancha. Nesse caso, sprays não são recomendados por deixarem os fios alisados sem movimento e artificiais.
Franja trançada:
Esse penteado com franja 'fake' é uma opção sofisticada para quem tem fios médios ou longos. Para fazer, basta trançar algumas mechas do meio do cabelo e dividi-las em duas seções mais grossas. Para conseguir o toque final e simular uma franja, deixa as tranças com um caimento para o lado e prenda as pontas com alfinete. Utilize pomada para deixar as laterais do cabelo bem esticadinhas.
Franja abacaxi:
Muito usado por crespas e cacheadas para garantir que o cabelo amanheça com cachos intactos, o coque abacaxi não precisa ser lembrado só na hora de dormir. Estiloso, ele pode e deve ser usado por quem gosta de penteados práticos que valorizem o volume dos cachos. Para fazer, é simples: prenda os cabelos no topo da cabeça com um elástico bem solto, organizando os fios para baixo de forma despretensiosa, e pronto! Simples e prático para dias que o visual pede um penteado mais despojado e estiloso.
Franja curtinha e desfiada:
Quem quer apostar nesse estilo de franja deve investir em um bom profissional para garantir que o corte seja feito da maneira correta, sem deixar os fios curtinhos com aspecto ouriçado. Uma dica para não errar é usar babyliss na franja para que ela acompanhe o caimento do restante dos cabelos.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.