Quem tinge os cabelos de loiro sabe que um dos maiores medos é ficar com os fios alaranjados depois do clareamento. De acordo com a hairstylist Brunna Fabrício, que costuma cuidar dos cabelos de famosas como Ellen Roche e Gabriela Pugliesi, a coloração mais clara pode desbotar e adquirir um aspecto diferente dias depois do tingimento, quando as mechas não são descoloridas no tom correto. Além disso do próprio procedimento, as escovas de alisamento e outras técnicas também podem deixar os cabelos alaranjados. Confira as dicas de como corrigir o problema!
Descolorir de maneira errada é o principal fator para cabelos ficarem alaranjados
De acordo com Brunna Fabrício, muitas mulheres acabam ficando com os fios amarelados ou alaranjados por comprar uma caixinha de tinta e tentar conseguir o mesmo resultado em casa, mas é preciso levar em consideração o fundo de clareamento e do cabelo, além das tonalidades de loiro. "Descolorir os fios primeiro é o procedimento mais importante da coloração para chegar ao tom certo. Já ouvi muitas clientes falarem que o cabelo puxou pro laranja ou puxou para o vermelho. O cabelo, na verdade, não puxa para lugar nenhum. É o cabeleireiro que não soube descolorir ou tonalizar de maneira adequada", explicou Brunna.
Ainda segundo a profissional, na hora de fazer mechas, por exemplo, é errado deixá-las em um tom alaranjado propositalmente para depois matizar o cabelo. "A tonalização do cabelo é como uma maquiagem. Se você deixa o cabelo em um tom alaranjado e depois tonaliza, ele vai sair em poucos dias e vai revelar o alaranjado", explicou.
Escova progressiva também pode deixar cabelos loiros alaranjados
Outro fator que pode deixar cabelos loiros alaranjados é fazer escova progressiva no mesmo dia ou poucos tempo depois da coloração. De acordo com Brunna, a cutícula do fio está totalmente aberta no dia do reflexo, deixando as mechas expostas demais. "A progressiva muda sim o tom do cabelo. Em clientes de cabelo muito claro que fazem a progressiva, o fio fica amarelo. Ao descolorir o fio você acaba tirando todos os nutrientes. Mesmo tonalizando o cabelo, você não devolve o que tirou, apenas devolve os pigmentos", explicou.
Segundo ela, o ideal é fazer o alisamento químico cerca de 15 ou 20 depois, mas só se as madeixas estiverem hidratadas o suficiente. "Tem que ter uma reconstrução, uma hidratação, para ele voltar a ficar forte, saudável, macio. Aí sim, depois desse tempo, faz a progressiva", recomendou a profissional.
Descubra o que fazer se o cabelo loiro ficou alaranjado
Brunna Fabrício afirma que se o cabelo alaranjou depois de alguns dias da coloração, o ideal é buscar um profissional de confiança e seja um especialista em tinturas "Muitas vezes, a ponta do cabelo está bem descolorida, e a raiz fica mais alaranjada porque não teve tempo suficiente para descolorir. Se a cliente usar um shampoo matizador, muitas vezes se pode disfarçar o laranja que está na raiz, mas a ponta pode ficar levemente arroxeada", explicou.
Outra dica que ajuda a tirar o aspecto alaranjado e prevene que os fios desbotem ainda mais é usar produtos próprios para cabelos coloridos ou descoloridos. "Existem muitos shampoos com tecnologia que ajudam a segurar os pigmentos de cor, para que ela não desbote. Acho que esse é um bom artificio para ser usado como manutenção em casa", recomendou a hairstylist.