Se você já escolheu o seu penteado de Natal numa inspiração do Pinterest ou Instagram, é a hora de entender como criar o visual dos fios da melhor maneira possível - e isso não se limita apenas à procura de um tutorial detalhado do coque ou semi-preso desejado para a ocasião, viu?
A verdade é que para o look ficar intacto por toda a noite de Natal, é preciso investir na finalização dos cabelos com a ajuda de um bom leave-in com proteção térmica, garantindo madeixas arrumadas, saudáveis e perfeitas no visual. Confira algumas dicas e entenda por que não deve abrir mão desse passo para a festa de fim de ano!
Leave-in ajuda a selar as pontinhas nos fios ainda molhados ou secos depois da lavagem
A atenção com o penteado já começa depois da lavagem! Isso porque o uso do leave-in logo depois dessa etapa, com os fios ainda úmidos, garante que eles já sequem desembaraçados, hidratados e sem frizz - o que ajuda bastante o processo inicial do passo a passo de qualquer arrumação dos fios.
Dica extra: uma maneira de garantir o dobro de brilho e maciez aos fios é finalizar a lavagem dos cabelos com uma ducha de água fria. Isso ajuda a deixar as cutículas bem seladinhas antes do leave-in, que vai potencializar o efeito.
Protetor térmico é indispensável para blindar os fios da ação de chapinha ou babyliss
Quando o assunto é penteado fica difícil fugir do secador, chapinha e babyliss, né? Esses utensílios são perfeitos para dar a finalização que se deseja ao look, seja ela bem lisa, volumosa ou ondulada - no entanto, é preciso tomar bastante cuidado. O calor emitido por essas ferramentas pode ser bastante prejudicial aos fios e, por isso, é necessário blindá-los com a ajuda de um protetor térmico. Para facilitar a rotina, é possível encontrar fórmulas de leave-in que já tenham essa função, otimizando ainda mais o processo.
Dica extra: um truque de ouro para quem quer um resultado bem natural nas ondas messy é texturizar os cabelos úmidos com o leave-in em um coque simples. Basta aplicar o produto pelos fios, prender o cabelo em um coquinho (ou vários, dependendo do efeito desejado) e manter o "penteado" até que as madeixas estejam completamente secas. Depois é só soltar os fios e ajeitar as ondulações!
Finalizadores dão mais brilho e maciez às madeixas nos penteados semi-presos
Por fim para evitar o aspecto de fios arrepiados pelo resto da noite, é válido apostar em finalizadores - e isso vale especialmente para penteados em que os cabelos ficam mais soltos, como no semi-preso e nos rabos de cavalo. Por sorte, esses produtos que finalizam as mechas continuam agindo nos cabelos ao longo das horas seguintes, garantindo que a umidade do verão não prejudique o look e cause o temido frizz quando menos se espera. Melhor prevenir, né?
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.