A gravidez é um dos momentos mais preciosos e delicados da vida de uma mulher. Durante a gestação, é normal que muitas preocupações girem em torno do bebê que está se desenvolvendo, mas desde já, colocar em prática o exercício de não esquecer de cuidar de si mesma é válido.
Uma ótima forma de começar é cuidando dos cabelos: com o aumento da quantidade de hormônios no corpo, comum nos nove meses de gestação, é normal que as madeixas da mulher grávida sofram algumas mudanças. Nesse momento, alguns cuidados liberados para as grávidas podem te ajudar a manter os cabelos saudáveis até o bebê nascer. Dá uma olhada em como você pode fazer isso aqui embaixo!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Cabelo na gravidez: os cuidados podem ser diferentes dos que você já está acostumada a fazer
Antes de conseguir as necessidades do seu cabelo durante a gestação, você precisa identificar se ele vai passar por alguma mudança. A queda de cabelo na gravidez é muito comum, mas além dela, você também pode perceber uma mudança na estrutura do fio, o aumento da oleosidade ou um ressecamento maior que o comum. Por isso, continuar os mesmos cuidados de sempre pode não ser tão efetivo nesses nove meses: vale a pena avaliar o novo estado dos fios e adaptar os produtos e processos a ele.
O cronograma capilar pode te ajudar a manter os fios bonitos na gestação
Como a gravidez é um período mais delicado, em que você vai precisar seguir algumas restrições, na hora do cuidado com os cabelos o melhor é apostar no que é seguro: o cronograma capilar com produtos que não têm nenhum tipo de química. Para quem estiver lidando com o ressecamento, por exemplo, as hidratações vão ser bem importantes. As reconstruções capilares, por sua vez, podem ajudar as mulheres que estão enfrentando a queda de cabelo na gravidez ou o enfraquecimento e quebra dos fios. A nutrição entra como a manutenção da saúde até dos cabelos que estão crescendo mais do que o normal.
Se houver alguma mudança de estrutura, fique atenta ao seu novo tipo de cabelo: os cacheados podem ficar mais crespos ou ondulados, por exemplo. Caso isso aconteça, é importante que você mude os shampoos, condicionadores e todos os produtos sem enxágue que tem o costume de usar, já que eles não vão mais funcionar da maneira desejada, ok?
Cuidado com os procedimentos capilares feitos em salão de beleza durante a gravidez
O uso de produtos químicos nos fios durante a gestação é uma das questões relacionadas ao cuidado com os cabelos que mais gera dúvidas nas futuras mamães. Em muitos casos, os retoques de progressivas, relaxamentos e colorações globais precisam ficar para depois e só são liberadas pelo obstetra que te acompanha.
Por isso, mesmo que você tenha ido para o salão apenas para um procedimento simples, fique atenta aos instrumentos usados pelo cabeleireiro, já que podem ter algum resíduo de química. O ambiente também é importante: dependendo da sua sensibilidade e do seu quadro, outra cliente fazendo progressiva do seu lado pode te afetar, por exemplo. Deixar os processos simples, com máscaras de tratamento, nesse momento, é tudo o que você precisa para manter a sua saúde e a do bebê em dia.
Matéria publicada em 06 de Abril de 2021, por Webedia.