Os homens que se importam com a aparência dos cabelos sabem que precisam investir em cuidados específicos para que os fios fiquem bonitos e saudáveis. Mas, no caso dos crespos, que são naturalmente mais ressecados, é preciso reservar uma atenção extra para que a hidratação esteja sempre em dia! Uma das mais importantes é investir em uma linha específica para esse tipo de textura, mas não para por aí: também vale tirar um tempo para tratamentos semanais e usar um finalizador que te ajude a deixar os cachos com o efeito desejado. Confira as dicas!
Produtos com óleo na composição são os mais indicados para os cabelos crespos
Assim como a maioria dos cabelos cacheados do tipo 3, os crespos, do tipo 4, são naturalmente mais ressecados - já que, por causa da textura anelada, a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até as pontas. Por isso, para manter a hidratação em dia e evitar o aspecto seco, é necessário investir em produtos específicos para esse tipo de fio, que sejam bem emolientes e nutritivos.
Os que contam com óleos na fórmula - como o óleo de coco, por exemplo - aparecem como os mais indicados por ajudarem a prolongar a hidratação dos fios, preservarem a oleosidade natural através da nutrição e, ainda, garantirem mais brilho e controle de frizz. Sendo assim, da escolha do shampoo ao finalizador, tente priorizar os produtos que têm esse tipo de componente para que os cachos fiquem ainda mais bonitos - ainda mais se você tiver decidido usar o cabelo em um comprimento maior.
Hidratação e umectação ajudam a evitar o ressecamento dos fios
Além de usar uma linha específica para cabelos crespos, também é importante investir em tratamentos - como a hidratação e a umectação, por exemplo - para manter os cuidados em dia e entregar todos os nutrientes que a fibra capilar precisa.
A hidratação é necessária por devolver a água dos fios e funcionar como uma porta de entrada para todos os demais tratamentos. A umectação, por sua vez, faz parte da fase de nutrição capilar - ou seja, devolve os lipídios/oleosidade natural - e é uma técnica mais potente para os homens que querem evitar o ressecamento das madeixas.
Para aqueles que têm o cabelo mais curto, uma hidratação semanal e uma umectação por mês já resolvem o problema; mas, no caso dos homens que decidiram deixar os fios crespos com comprimento médio a longo, vale fazer de duas a três hidratações por semana e umectar as madeixas semanalmente.
Considerar o efeito desejado é o segredo para escolher a finalização certa nos cabelos
Na hora de pentear os cabelos, a dica para escolher a finalização certa é pensar em como você quer que os cachos fiquem. Se desejar um efeito mais definido, por exemplo, o truque é escolher um creme de pentear mais consistente e modelar os fios com a ajuda da fitagem - técnica que divide as mechas em fitas para dar mais definição, como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui.
Agora, se você é do tipo que prefere um look mais despojado e volumoso, o truque é aplicar um creme de consistência um pouco mais leve em menor quantidade - e, se quiser um acabamento black power, contar com a ajuda de um pente garfo.
Matéria publicada em 9 de Março 2021, por Webedia.