O cabelo elástico e quebradiço pelo acúmulo de químicas tem jeito, sim! Apesar do "efeito chiclete" ser pra lá de incômodo, a boa notícia é que o tratamento caseiro com reconstrução, nutrição e hidratação dentro do cronograma capilar vai ajudar restaurar a saúde das madeixas. Dá para fazer todos esses tratamentos em casa e conquistar resultado de salão, tá?
Junto com esses cuidados, vale a dica: suspenda os procedimentos de coloração ou escova progressiva por agora e dê uma pausa por um tempo no uso do secador/chapinha. O foco agora é na recuperação dos cabelos danificados! Veja as dicas e saiba como fazer em casa.
Reconstrução capilar é o melhor tratamento para o cabelo elástico
Na hora de distribuir os tratamentos caseiros no seu cronograma capilar, lembre-se de dar atenção especial para a reconstrução! Ela pode ser feita em casa e ajuda a fortalecer o fio de dentro para fora. A reconstrução deve ser feita sempre depois da hidratação ou nutrição, mas com mais frequência, justamente para que você possa recuperar o cabelo emborrachado.
Qual máscara usar: para essa tarefa, aposte em uma máscara reconstrutora potente, de preferência que seja específica para cabelos com química. É interessante procurar por fórmulas que tenham pro-queratina e bioceramidas, ótimas para reparar e restaurar a fibra capilar.
Frequência ideal: é mais indicado fazer reconstruções caseiras de 15 em 15 dias - ou em casos muito extremos, 1x na semana. Mas muito cuidado, viu? A sobrecarga de queratina e reconstruções pode enrijecer e fragilizar as madeixas.
Hidratação caseira ajuda a deixar os fios mais maleáveis novamente
A hidratação não pode ficar de fora dos cuidados caseiros com o cabelo elástico e deve ser feita para repor a água que os fios perderam durante os procedimentos de coloração e/ou química alisadora. Esse é o mais popular entre os tratamentos feitos em casa e é o responsável por devolver o movimento natural das madeixas.
Qual máscara usar: é importante procurar produtos que tenham efeito ultra-hidratante, mas uma fórmula leve para não pesar demais o visual com oleosidade extra. Procure por máscaras com extrato de algas marinhas e/ou pantenol, são as mais indicadas.
Frequência ideal: o recomendado é fazer hidratações caseiras 1 a 2 vezes na semana, sempre intercalando com as nutrições e reconstruções.
Nutrições caseiras são as responsáveis por devolver o brilho aos cabelos elásticos
Para tirar o aspecto de cabelo seco e sem vida dos fios elásticos, a nutrição é a melhor aliada! A ideia é que esse tratamento - que também pode ser feito em casa - devolva os lipídios para a fibra capilar, fazendo com que o visual fique mais leve e brilhoso, recuperando a vitalidade do fio.
Qual máscara usar: as fórmulas à base de óleo de coco ou óleo de flores preciosas ajudam a fazer uma espécie de umectação intensa nos fios, trazendo a nutrição na medida certa para que eles fiquem macios e brilhantes de novo.
Frequência ideal: também deve ser feita em casa de 1 a 2 vezes na semana, assim como a hidratação, sempre intercalando com as hidratações e reconstruções.
Matéria publicada em 06 de março de 2021, por Webedia.