Engana-se quem pensa que só a pele é prejudicada pela exposição ao sol sem proteção. Além de acelerarem o aparecimento de marcas de expressão, os raios ultravioleta também podem danificar os cabelos - causando ressecamento, desgaste da queratina e até alterando a cor, principalmente dos fios que passaram por descoloração.
Mas a boa notícia para quem quer continuar com as madeixas bonitas após os dias ensolarados é que dá para recorrer a truques para manter os fios protegidos e saudáveis - e com o clima mais ameno do inverno, não tem momento melhor para começar os tratamentos, né? Confira a lista para saber o que fazer!
1 - Faça umectações para devolver a umidade natural do cabelo
Quando o cabelo fica muito exposto ao sol, ele pode acabar ressecado e sem vida. Por isso, uma das dicas mais importantes para quem quer ficar livre do problema é investir bastante em umectações!
Essa técnica, que é usada há anos entre as indianas, ajuda a eliminar as pontas secas e a devolver a oleosidade natural do cabelo com sua nutrição intensa - além de também garantir muito mais brilho e movimento.
Para fazer o tratamento, é bem simples: aplique óleo por todo o cabelo, incluindo a raiz e o couro cabeludo, e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, através da técnica UCPE (umectar, condicionar, pausar e esperar), retire tudo e enxague com água fria para ajudar a selar as cutículas.
2 - Aposte em máscaras de reconstrução
Além de manter a nutrição do cabelo em dia, para ficar livre dos danos do sol, também é preciso investir em uma boa reconstrução. A frequência indicada é de ao menos uma vez ao mês ou até de 15 em 15 dias, se sentir que os seus fios estão precisando de uma atenção extra.
Com a função de repor as proteínas que a fibra capilar acaba perdendo com as agressões diárias do dia a dia - incluindo a exposição solar -, as máscaras reconstrutoras ajudam a evitar quebra, uniformizar os fios e criar uma barreira protetora para impedir que o cabelo volte a ficar danificado por fatores externos.
Para acertar na escolha da máscara, a dica é procurar as que contam com proteínas na fórmula - como queratina e ceramidas, por exemplo.
3 - Use produtos com filtro solar na fórmula
Assim como a pele, o cabelo também precisa de uma proteção contra a ação dos raios UVA e UVB. Então, quando for finalizar os fios nos dias de sol mais intenso, prefira os cremes de pentear que tenham filtro solar na fórmula.
Além de reduzir as chances da fibra capilar ficar desgastada, esse tipo de produto também ajuda a proteger a cor de quem passou pelo processo de descoloração e precisa tomar um cuidado redobrado para que o tom não fique amarelado.
4 - Use acessórios para se proteger do sol
Mesmo com todos esses cuidados, para garantir uma proteção ainda maior para os seus fios, também vale usar acessórios sempre que for ficar exposta ao sol na piscina ou praia por horas. Dessa forma, você cria uma barreira física contra os raios ultravioleta e deixa os fios protegidos sem precisar ficar se preocupando em reaplicar o finalizador.
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.