Os cabelos crespos - do tipo 4 - são conhecidos pelo famoso fator encolhimento, que os impede de mostrar seu verdadeiro tamanho. Mas, com os cuidados certos e uma dose de paciência, quem sonha em deixar os fios longos pode alcançar o objetivo sem precisar recorrer a nenhuma química ou aplique. Só que, quando as madeixas finalmente chegam ao tamanho desejado, fica a dúvida: em que corte apostar para que elas mantenham um formato bonito e valorizem o look? Confira três opções incríveis!
1 - Corte em camadas é opção curinga para distribuir o volume dos cabelos
Quando se fala em corte para cabelo crespo, a versão em camadas é a mais lembrada. E não é para menos: além de valorizar o comprimento por dar um toque mais encorpado e fugir do formato reto, ela ajuda a formar os cachos do tipo 4 com mais facilidade - principalmente quando a finalização escolhida é a fitagem - e distribui melhor o volume, evitando o chamado "efeito pirâmide".
Para aquelas que querem deixar o cabelo crespo bem longo, reduzindo ao máximo o fator encolhimento, essa é a melhor opção! As camadas podem aparecer tanto de maneira mais suave nas pontas quanto bem marcadas ao longo de todo o comprimento - é você quem define de acordo com o efeito desejado.
2 - Corte em formato do coração deixa os fios crespos e longos mais moderninhos
Agora, se a ideia é exibir um look mais ousado e moderninho com o comprimento longo, a dica é apostar no corte em formato de coração - também conhecido como Heart Shaped pelas gringas. Nele, para que "o coração" chame atenção, a raiz deve aparecer mais cheia por conta da franja, topo bem arredondado e as laterais em camadas, enquanto as pontas compridas devem ganhar menos volume para criar um contraste.
Para valorizar ainda mais esse estilo de corte, o truque é deixar a raiz dividida ao meio e a franjinha penteada para frente. Mas, se preferir a versão sem os fiozinhos mais curtos na testa, não precisa se preocupar: só a risca central já realça a forma de coração!
3 - Corte arredondado valoriza o volume natural dos crespos
O cabelo do tipo 4 é versátil, e uma das vantagens é aproveitar o seu volume para exibir um black poderoso. Quando ele está curtinho ou em comprimento médio, essa forma já aparece sem esforço; mas, conforme os fios crescem e ganham peso, fica mais difícil apostar no look. No entanto, para a alegria de quem ama esse estilo, a solução para unir o melhor dos dois mundos é investir no corte arredondado!
E na hora da finalização, para acentuar ainda mais o volume natural do crespo, a dica é contar com a ajuda de um pente garfo para levantar a raiz e do secador para evitar que o fator encolhimento atrapalhe o look ou esconda muito do comprimento.
Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.