As escovas progressivas, relaxamentos e permanentes são apostas frequentes de quem quer alterar a textura do cabelo, só que, por se tratarem de procedimentos químicos, muitas vezes impedem a mudança do tom das madeixas por serem incompatíveis com várias colorações. No entanto, para a alegria de quem quer mudar o look, existem produtos com fórmulas livres que podem ser usadas por quem aposta em químicas. Confira mais detalhes!
Teste de mecha revela se a coloração é compatível com a química
Engana-se quem pensa que toda mulher que faz alguma química de transformação no cabelo não pode apostar em colorações: tomando os cuidados necessários, é possível combinar os dois produtos sem prejudicar os fios! Além de investir em hidratações e reconstruções constantes para fortalecer as madeixas antes do procedimento, o principal deles é fazer um teste de mecha para verificar a compatibilidade de ambos.
Para fazer esse teste, é bem simples: aplique a coloração em uma mecha próxima à nuca e deixe-o agindo no tempo indicado pelo fabricante; feito isso, enxague todo o produto e deixe o cabelo secar. Se observar qualquer dano nos fios, a coloração não é compatível com a sua química; mas, se eles continuarem com a mesma aparência e textura, a transformação está liberada.
Coloração sem amônia é a melhor opção para os cabelos quimicamente tratados
Embora algumas colorações permanentes sejam compatíveis com algumas químicas, como indicam os testes de mecha, a opção mais segura para os cabelos quimicamente tratados é investir em produtos que tenham uma fórmula sem amônia - o componente mais prejudicial para alisamentos, relaxamentos e derivados.
Do tipo semi-permanente, essa coloração livre de amônia não causa danos em contato com a química, e ainda tem a vantagem de não agredir os fios e nem deixá-los ressecados. Além disso, as versões que contam com componentes nutritivos entregam ainda mais benefícios por deixarem os cabelos mais macios, brilhosos e sedosos depois da transformação.
Colorações semi-permanentes são ideais para tons escuros e clareamento sutil
Por não contar com a ação da amônia, quem tem cabelo escuro não conseguirá alcançar um tom de loiro com a coloração semi permanente. Estas fórmulas são capazes de clarear os fios até um tom e meio, deixando os pretos e castanhos com uma tonalidade um pouco mais aberta.
Agora, se você está pensando em transformar o look escurecendo as madeixas, o produto é perfeito para garantir o tom mais fechado que você deseja - e, graças à ação nutritiva, ainda conferir um brilho incrível que faz toda a diferença no visual!
Para quem tem até 30% do cabelo com fios brancos, a coloração sem amônia também é a opção ideal para deixar as madeixas em tom uniforme sem correr riscos de incompatibilidade com a química de transformação.
Matéria publicada em 30 de junho de 2021, por Webedia.