Quando você acumula químicas no cabelo e não espera o tempo recomendado entre os procedimentos, pode acontecer o corte químico. Nesse cenário, a fibra capilar fica fragilizada pela química e os fios ficam mais suscetíveis à quebra. Mas, e agora, será que o cabelo vai voltar a crescer? Para acabar com essa e outras dúvidas, continue lendo a matéria e confira quais tratamentos você pode fazer para recuperar a saúde dos fios.
O cabelo com corte químico cresce normalmente?
Essa é, provavelmente, a dúvida mais frequente sobre o assunto. Afinal, depois de passar por um corte químico os fios vão voltar a crescer? A resposta é sim, mas é preciso ter paciência. Na verdade, o cabelo danificado cresce na mesma velocidade, mas ele é mais propenso à quebra, o que pode dar a sensação de que não está crescendo.
As químicas deixam o pH do couro cabeludo mais alcalino, o que propicia a quebra. Por isso, o segredo para quem quer fazer o cabelo crescer mais rápido é apostar em tratamentos que equilibrem o pH, além de fortalecer os fios novamente.
Que tratamentos fazer após um corte químico?
Para saber os tratamentos mais indicados para você, o ideal é consultar um cabeleireiro para avaliar os danos nos seus fios. Os tratamentos profissionais são uma ótima opção para cuidar de forma mais intensa e recuperar a saúde das madeixas, mas vale reforçar que os cuidados caseiros também são fundamentais.
Na hora de montar seu cronograma capilar pós-corte químico, a reconstrução é a peça principal. A queratina vai ajudar a devolver a força e reconstruir a fibra capilar, ajudando o cabelo a crescer saudável. Além disso, hidratação e nutrição devolvem água, óleos e outros nutrientes, deixando os fios macios e brilhosos.
Como evitar o corte químico no cabelo?
O motivo mais comum para o corte químico é o excesso de procedimentos químicos nos fios em um curto período de tempo. Se você quer evitar que o seu cabelo passe por esse problema, mas não quer abrir mão da coloração ou do alisamento, a dica é investir em cuidados e tratamentos que mantenham a saúde dos fios.
É fundamental seguir um cronograma capilar - aliando reconstrução, nutrição e hidratação - para garantir que suas madeixas recebam todos os nutrientes necessários e fiquem fortes e saudáveis. Além disso, respeite o tempo indicado entre uma química e outra, evitando fazer coloração e alisamento em um intervalo muito próximo, por exemplo.
Matéria publicada em 06 de março de 2021, por Webedia.