"Quanto mais volume, melhor!": essa é uma das frases mais comuns entre as cacheadas e crespas que amam o aspecto encorpado do cabelo natural. Mas, para quem acabou de entrar na transição capilar ou ainda está na dúvida sobre parar ou não com a química, essa máxima não é uma das mais agradáveis por causa da lembrança dos fios armados da infância. Para aquelas que fazem parte desse time, fica a pergunta: você conhece a diferença entre madeixas volumosas e armadas? Saiba mais detalhes e confira algumas dicas para conseguir esse volume poderoso que todas tanto falam!
Raiz baixa e pontas cheias são as principais características do cabelo armado
Quem tem cabelo cacheado ou crespo, certamente, já se deparou com alguma foto da infância com o seguinte look: raiz bem baixinha - geralmente, cheia de creme - com o comprimento em corte reto e bem cheio. Para quem se baseia por essas fotografias antigas, abandonar a química não parece uma das melhores escolhas , já que fica a impressão de que o volume só fica bonito na amiga ou nas blogueiras; mas você sabia que o aspecto volumoso que é tão queridinho entre as cacheadas e crespas nada tem a ver com esses registros antigos?
O que acontece é o seguinte: antes da valorização da textura natural, quase ninguém sabia cuidar dos cachos da maneira correta. Como os lisos eram referência de beleza, era comum cortar e pentear os fios anelados como se estivesse arrumando as madeixas esticadas - o que acabava causando o desagradável efeito pirâmide, resultado da raiz coladinha no couro cabeludo e do corte reto. Além disso, o uso errado do leave-in e o descuido na hidratação também contribuem para o aspecto armado por deixarem as pontas secas e cheias de frizz, o que faz o volume ser um ponto contra e não uma característica que pode - e deve!- ser usada a favor.
Raiz solta e corte em camadas garantem o volume poderoso nos cabelos cacheados e crespos
Não é apenas a blogueira do momento ou a atriz da novela que conseguem exibir o volume dos sonhos: com uma boa finalização e o corte certo, todo cabelo cacheado e crespo pode conquistar o aspecto encorpado que tanto chama atenção na textura natural. Indo na contramão dos fios armados, o segredo principal para não errar é deixar a raiz bem soltinha, garantindo de desgrudá-la do couro cabeludo assim que as madeixas estiverem finalizadas e quase secas. Outro detalhe importante para conquistar um visual harmônico e ficar bem longe do efeito pirâmide é fugir dos cortes retos e priorizar os "em camadas" - ideais para as cacheadas e crespas por distribuírem o volume da maneira correta e garantir ainda mais movimento ao cabelo.
É possível apostar no volume com ou sem definição
Para quem não dispensa a definição e também deseja ostentar um volume poderoso, a dica para conseguir o melhor dos dois mundos é aliar a fitagem aos truques para encorpar a raiz. Além de deixá-la bem soltinha com a ajuda dos próprios dedos ou do pente garfo, outro segredo infalível é, com os fios já secos, quebrar a película protetora do creme - responsável por causar o aspecto durinho - e jogar o cabelo de um lado para o outro até conseguir a aparência que deseja. Já para quem não liga para a perda de definição, apostar em finalizações mais práticas e com menos creme - como as de banho, por exemplo - é a opção ideal para conquistar o volume de maneira prática e sem esforço.
Fitagem estruturada é ideal para quem não gosta de volume
Se mesmo com todas essas dicas, você ainda não se sentir confortável com um super volume, calma: não é preciso desistir de abandonar a química - se essa for a sua vontade - só por gostar de cachos mais certinhos. Recorrendo à cremes consistentes, com substâncias como manteiga de babaçu que controla e sela a cutícula, e finalizações mais trabalhosas, como a fitagem estruturada, dá para deixar as ondas com um aspecto menos volumoso. Mas, atenção: para fugir dos erros do "cabelo armado", ainda priorize os cortes com leves camadas e solte um pouquinho da raiz para conseguir um look mais natural.
Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.