A cada dia aparecem mais produtos de beleza e novos tratamentos que prometem deixar os cabelos e o corpo mais bonitos e por isso, não é de se estranhar que essa indústria não pare de crescer junto com o tempo que as mulheres separam para cuidar delas mesmas. Nos últimos dez anos os brasileiros passaram de gastar 26,5 bilhões ao ano em cosméticos, produtos de higiene pessoal e serviços de beleza como cabeleireiros, manicures e esteticistas, a estimados 59,3 bilhões até o final desse ano, um aumento de 124%.
Gastos com a beleza quase triplicaram em dez anos no Brasil
O segredo para um valor tão grande? Mais mulheres no mercado de trabalho e que investem parte de seus salários para ficar mais bonita. "Embora não sejam as únicas responsáveis pelos gastos com produtos e serviços de beleza e cuidados pessoais, as mulheres determinam grande parte do destino do dinheiro nessa categoria. No período de vinte anos, o número de mulheres com carteira assinada chegou a 157%. Enquanto elas trabalhavam apenas em casa, não havia esta grande preocupação com a aparência, mas mudando de cenário, a tendência é se adequar às exigências do local para ser incluída naquele ambiente", contou Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular, instituto responsável pelo estudo, reforçando que muito desse crescimento vem da classe C, responsável por 47,3% do total gasto.
Oito em cada dez mulheres da classe alta foram ao cabeleireiro nos últimos 30 dias
E esse aumento não é só no consumo. Mais mulheres vão ao salão de beleza, e oito em cada dez mulheres da classe alta foram ao cabeleireiro, manicure e pedicure, nos últimos trinta dias. Esses números são vistos na prática, como conta o cabeleireiro Cassio Mafra: "temos mais tratamentos, mais clientes, é importante cuidar da beleza, tem cliente que entra cedo e passa o dia no salão para se mimar", contou o hairstylist. Ele acredita que o lançamento de produtos mais em conta tenha feito as mulheres gastarem mais com beleza: "antes era tudo muito caro, hoje há produtos excelentes com o preço bom e que ajudam a fazer a manutenção do cabelo em casa", afirmou.
Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.