Práticas e super estilosas, as box braids estão ganhando cada vez mais adeptas, principalmente entre as donas de cabelos cacheados e crespos! Seja para renovar o look ou ajudar a enfrentar a transição capilar - já que escondem a diferença de texturas até o big chop -, essas tranças sintéticas já viraram queridinhas e podem aparecer com diferentes tamanhos e estilos. Pensando nisso, para ajudar quem acabou de colocar o aplique ou ainda está considerando essa opção, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira e aprenda com as dicas!
Box braids detonam o cabelo natural
Mito. Por se tratar de um aplique que esconde o cabelo natural, algumas pessoas acham que as box braids podem acabar prejudicando e abafando os fios, mas isso não é verdade. Ao contrário do que muita gente acredita, as tranças sintéticas são ótimas opções para proteger as madeixas das agressões externas - como sol, vento e umidade, por exemplo. Elas só são prejudiciais se a pessoa que está usando o aplique não tomar os cuidados necessários com a sua manutenção.
Existe um tempo máximo para ficar com as tranças no cabelo
Verdade. E respeitar esse tempo máximo é, inclusive, um dos cuidados que impede que o cabelo natural seja prejudicado pelas tranças! Mesmo que o aplique ainda esteja ótimo, a recomendação é permanecer com ele por até três meses - tomando o cuidado de deixar os fios respirarem por, no mínimo, 15 dias antes de renovar o look com novas box braids.
Mas por que esse tempo limite deve ser respeitado? Porque, depois de três meses, o cabelo natural que está crescendo pode acabar criando nós nas extensões, causando quebra e queda.
As tranças sintéticas ajudam no crescimento
Verdade. Não que o aplique faça o cabelo crescer mais rápido, certo? Mas, por deixar os fios naturais bem protegidos das agressões externas - como sol, vento, poluição e uso constante de fontes de calor -, ele evita a quebra e, consequentemente, ajuda no crescimento.
Para aquelas que estão em transição capilar, recorrer às box braids é uma das melhores opções para enfrentar esse período. Além de disfarçar a diferença de texturas e evitar a quebra, ela ainda ajuda a controlar a ansiedade de checar quanto o cabelo já cresceu enquanto deixa a parte natural bem protegida.
O material das box braids não faz diferença
Mito. O material escolhido para as box braids influencia - e muito! - no efeito e no peso do aplique. A lã, por exemplo, é uma das opções mais leves e conta com uma maior variedade de cores para quem quer um estilo ousado, enquanto o kanekalon tem a característica de ser mais pesado. A trança sintética feita de jumbo, por sua vez, além de também ser leve, permite que as pontas fiquem soltas.
A espessura do cabelo deve ser levada em conta na hora de decidir o tamanho do aplique
Verdade. Considerar a espessura do cabelo antes de colocar as box braids ajuda a garantir um efeito mais bonito e impedir que os fios acabem danificados. As donas de fios mais finos, por exemplo, devem evitar as tranças muito compridas para que não fiquem sem volume e prejudiquem as madeixas por causa do peso. Já quem tem cabelos mais grossos deve evitar as trancinhas muito pequenas para que o visual não acabe pesado.
O cabelo fica sujo com as tranças
Mito. Engana-se quem pensa que a higienização do cabelo natural fica prejudicada com as box braids: para que os fios fiquem bem limpos, o shampoo deve aplicado bem rente à raiz de duas a três vezes na semana. Depois da limpeza, para eliminar qualquer chance de mofo e odor, basta usar um secador depois da lavagem para garantir que o couro cabeludo fique sem nenhuma umidade.
Matéria publicada em 30 de junho de 2021, por Webedia.