Mesmo quem nunca passou por processos químicos não está livre das agressões externas que danificam o cabelo como sol, vento e umidade. Com o verão chegando a preocupação aumenta e uma ótima saída para proteger os fios pode estar na blindagem. Como o nome já diz, o tratamento protege os fios e, segundo a cabeleireira Patrícia Sitonio, é indicado para todos os tipos de madeixas, quimicamente tratadas ou não. "Cabelos porosos e danificados são os que mais precisam do procedimento: quanto mais debilitado, melhor será o resultado", explica.
Qual o segredo da blindagem
A blindagem é conhecida por reconstruir a fibra do cabelo de um jeito leve e fechar as cutículas para proteger dos danos externos. A composição é feita de extratos vegetais, como óleos que nutrem a fibra internamente, queratina hidrolisada para preencher o fio, e silicone, que tem a função de selar a cutícula. Esse último elemento protege do calor e da umidade, neutralizando os efeitos do sol e ajudando no frizz. Ao final do processo, o secador e a chapinha fazem uma selagem térmica que garante fios bem polidos e, por isso, brilhosos.
Diferença dos outros tratamentos
O baixo peso molecular da queratina hidrolisada é a principal diferença da blindagem em relação a processos como cauterização e reconstrução. Nesse últimos dois, a concentração de queratina é muito maior, podendo causar fios enrijecidos e quebradiços se não houver orientação. Outro bônus está no tempo de duração: "os cabelos ficam intactos por até dois meses, o que não acontece com os demais procedimentos à base da substância", conta Patrícia, do salão Zerran.
Primers para potencializar
Um produto novato no mercado também tem prometido selar a cutícula e proteger o fio de fatores externos: o primer para cabelo. A ajuda vem de uma camada que o creme forma nas madeixas com a mesma função da versão para o rosto - preparar o local para receber melhor o que virá depois, como sprays e chapinha. A diferença é que, nesse caso, o efeito blindagem só funciona no dia da aplicação ou antes da próxima lavagem.
Matéria publicada em 08 de abril 2021, por Webedia.