Famoso entre a maioria dos brasileiros, o tradicional cafezinho pode fazer muito mais do que apenas afastar o sono para bem longe. Estudos de todas as partes do mundo confirmam que além de ser um ótimo estimulante natural para o sistema nervoso central, a bebida também é uma grande aliada da saúde e da beleza uma vez que estimula a digestão, alivia o estresse e, ao mesmo tempo, combate as rugas no rosto - mas, é claro, sempre na dose diária recomendada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo a matéria e confira!
Cafeína afasta as doenças vasculares e ajuda os sistemas do organismo a funcionarem melhor
Para felicidade de quem já aprecia o gostinho incomparável da bebida, é válido lembrar que uma xícara generosa desse líquido conta com várias substâncias e componentes que, juntos, conseguem estimular o corpo a funcionar melhor em muitos sentidos.
Devido ao seu alto teor de antioxidantes, por exemplo, beber café ajuda a prevenir o câncer e surgimento de rugas e linhas de expressão, além de estimular os intestinos e facilitar a digestão dos alimentos. Fora isso, a cafeína também ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais e até mesmo a diabetes.
Melhor horário: segundo algumas pesquisas, os melhores horários para tomar café são aqueles em que os níveis de cortisol - hormônio responsável por deixar o corpo em estado de alerta - estão em baixa: ou seja, entre entre nove e onze da manhã, ou entre uma e cinco horas da tarde. No entanto, vale reforçar: evite ingerir a bebida muito tarde para evitar a insônia durante a noite!
Dose: a quantidade recomendada para adultos pelos especialistas no assunto é de 400 miligramas por dia da bebida, o que seria equivalente três xícaras médias de café. No entanto, para gestantes, a dose diária cai para 300 miligramas diários - ou seja, uma única xícara grande da bebida.
Bebidas à base de café podem ajudar a diferenciar o cardápio do dia a dia
Café com leite, puro, quente ou gelado: o que não faltam são opções de inserir o grão em combinações de bebidas diferentes e bem saborosas. No geral, o costume da maioria dos brasileiros é ingerir o café puro e na versão mais forte, mas existem algumas sugestões que podem variar o consumo na dieta, como na receita do latte gelado que você confere abaixo.
Ingredientes:
- Gelo à vontade
- 30 ml de café, de preferência bem forte
- 220 ml de leite semidesnatado gelado
- 1 colher de chá de essência de baunilha, amêndoa ou avelã
Modo de fazer:
Comece enchendo um copo de vidro com pedras de gelo e, em seguida, coloque o café quente no recipiente. Adicione o leite gelado e a essência preferida e, prontinho: é só se servir!
Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.