Com a proximidade do verão, muitas mulheres começam dietas e intensificam a carga de exercícios para ficar em forma à tempo para a estação do calor. Os tratamentos estéticos também não ficam de fora da demanda feminina. Muitos deles, como o peeling químico e o laser, devem ser evitados durante o verão, época em que o contato com as radiações solares pode causar manchas na pele. Porém, isso não significa que o verão não seja um bom momento para iniciar um tratamento estético. Nesta época do ano, a pele está naturalmente mais hidratada e pode acabar ajudando no tratamento de algumas doenças, como a psoríase, que caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas e descamativas no corpo. Portanto, alguns tratamentos estéticos estão liberados na estação mais quente do ano e podem até ter o efeito potencializado pelo sol.
Esfoliação e limpeza de pele são indicados no verão
Para manter a pele bonita e saudável até o final da estação, vale apostar em tratamentos que são indicados para a temporada. A limpeza de pele está liberada no verão, já que com as altas temperaturas o rosto fica mais oleoso e aumenta a chance de aparecimento de acnes. Um limpeza mais profunda ajuda a retirar as impurezas e recuperar o brilho e o viço. A esfoliação, facial e corporal, também é uma ótima opção para remover as células mortas e eliminar o ressecamento. "Uma semana antes de se bronzear, passe esfoliante corporal. Ele remove as células mortas, deixando a pele lisa e pronta para um bronzeado uniforme. Além disso, melhora a absorção dos princípios ativos do hidratante e reduz o aparecimento de pelos encravados", ensinou a dermatologista Vivilaine Campelo.
Fototerapia é indicada para a estação mais quente do ano
Usada em diferentes áreas da medicina, a fototerapia é indicada para tratamento de doenças como a psoríase, acne e queda de cabelo, além de ser ótima para fins estéticos como o rejuvenescimento. Indicado para todo tipo de tele, o tratamento pode ainda ser feito no verão, sem nenhum risco dos raios UVA e UVB atrapalharem os resultados.
Mesoterapia com ácido hialurônico pode melhorar a aparência da pele
No verão, a maior exposição solar e contato direto com cloro e água salgada faz com que a pele fique ressecada e sem viço. O ácido hialurônico é o responsável pode deixar a pele mais lisa e elástica, por isso injeções da substância podem ajudar no preenchimento dos espaços entre as células e deixar a pele mais bonita e saudável. "No verão, a reposição tem por objetivo recuperar e suavizar algumas destas alterações, melhorando a aparência geral da pele, sua textura, luminosidade e hidratação", explicou a especialista.
Uso do filtro solar é indispensável
É importante ressaltar que nenhum tratamento estético é proibido em qualquer estação, desde que o paciente tomo os cuidados necessários para cada procedimento. No verão, o uso do filtro solar é indispensável, até mesmo nos dias em que o sol não aparece tão forte, independente do tratamento estético escolhido. "É importante lembrar de reaplicar com maior frequência. Evitar a exposição solar entre 10h e 16h e caprichar na hidratação corporal, principalmente após a exposição solar mais intensa", afirmou a dermatologista.
Beber água em abundância também pode ser um aliado na hora de manter a pele sempre hidratada. "De preferência entre dois e três litros por dia. Dessa forma, a pele mantém a hidratação e a probabilidade de ressecar é muito menor", explicou a especialista do Instituto da Pelle.
Matéria publicada em 08 de abril 2021, por Webedia.