Não é mito que ter uma boa autoestima ajuda melhorar todos os aspectos da vida - os psicólogos são unânimes em afirmar que ter segurança e confiança nas próprias atitudes faz com que os problemas pareçam mais simples de resolver. Outro ponto positivo em ter autoestima elevada é a relação com as pessoas, que pode fluir melhor, tanto na vida profissional quando na vida afetiva: por isso, ter autoestima é muito mais do que sentir-se bonito! Confira mais sobre como ter amor próprio e como isso interfere em todos os âmbitos da vida.
Como é ter a autoestima elevada?
Quem tem boa autoestima tem opinião firme e não esconde seus pontos de vista sobre a maioria dos assuntos. Essa pessoa também sabe lidar muito bem com problemas, equilibrando a mente para que sentimentos como nervosismo ou ansiedade não atrapalhem na hora de resolvê-los - o que ajuda, e muito, na vida profissional, por exemplo. Elas também não costumam ser indecisas e, quando são, sabem pesar as opiniões pensando sempre no próprio bem, ao invés de satisfazer apenas as vontades de terceiros. Diferente de um sentimento egoísta, a pessoa segura de si sabe escutar o outro e para entender o momento certo de ceder, principalmente na vida afetiva.
5 coisas que ajudam a aumentar a autoestima:
É sempre legal ter em mente que a autoestima não é algo imediato e que manter a segurança em si é algo que precisa ser constantemente trabalhado! Também vale lembrar que não é preciso se culpar caso você tenha uma baixa autoestima na maioria das vezes.
1. Procure estar cercado de pessoas que tenham a autoestima elevada. Elas naturalmente poderão te influenciar a ter mais segurança, já que é natural adotar atitudes similares à dos que nos rodeiam.
2. Comemore suas conquistas, por mais simples que elas sejam. Você vai perceber quão positivo é o sentimento de satisfação e, consequentemente, vai querer repetir isso em outras situações.
3. Se está com algum problema no trabalho, tente canalizar a autoestima para algo neste setor, ao invés de tentar melhorar a aparência, por exemplo. Se o problema está no relacionamento, a lógica é a mesma: encontre formas de se sentir segura no seu trabalho e nas suas relações com colegas e superiores, ao invés de aumentar o ritmo de trabalho.
4. Descarte o que não te deixa bem: pode ser alguém com pensamentos negativos, uma comida que você gosta mas que esteja fazendo mal para a sua saúde, uma situação mal resolvida com alguém ou até mesmo o trajeto ou tipo de transporte que você usa todos os dias para chegar ao trabalho.
5. Livros e textos de auto-ajuda costumam ser o primeiro passo na busca por uma boa autoestima, já que ajudam a refletir o que você precisa melhorar na sua vida.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.