As ampolas capilares são aquele produto curinga que toda mulher deve ter na prateleira, principalmente as donas de cabelos secos e quebradiços, que estão sempre precisando de cuidados extras! Sabe aquelas situações em que os fios precisam de brilho e hidratação rápida? Pode ser antes de uma festa ou apenas quando as madeixas não estão em um dia muito legal, e nessa horas, as ampolas capilares podem ajudar os fios ainda no banho. Saiba como escolher a melhor fórmula e confira um passo a passo completo de como usar!
Ampolas para cabelos ressecados e com quebra devem conter bioceramidas e outros aminoácidos
Existe uma infinidade de ampolas no mercado de beleza e a dica na hora de usar é saber quais nutrientes seu fio está precisando - seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. Umas são apenas para dar brilho e maciez aos fios enquanto outras conseguem hidratar profundamente as madeixas. Para quem está com o cabelo danificado, ou seja, bem ressecado, sem brilho, áspero ao toque e com pontas duplas - o que costuma ser característico dos cacheados e crespos e dos fios que passam por muitas agressões no dia a dia - a dica é apostar em uma fórmula com ativos como Bioceramida, aminoácidos e Vitamina E.
Ampos com bioceramida também pode ser usado em cabelos agredidos por colorações ou escovas de alimento
Além de secos e quebradiços, quem tem cabelos danificados por químicas como colorações e escovas de alisamento ou relaxamento também pode investir sem medo nas ampolas para recarregar os fios de nutrientes. Aquelas com Bioceramida também ajudam a realinhar os fios e a fechar as cutículas do cabelo, evitando que eles percam os nutrientes e, por consequência, quebrem. Uma outra dica para esse tipo de cabelo é procurar pelas ampolas sem sal e sem cloreto de sódio, para diminuir as chances de ressecamento e rigidez nos fios.
Confira um passo a passo de como usar ampolas nos cabelos danificados:
As ampolas podem ser usadas de várias formas, sozinhas ou adicionadas ao shampoo ou ao creme de tratamento, já que elas devem ser enxaguadas dos fios após alguns minutinhos.
Passo 1: Lave os cabelos normalmente com shampoo. Se quiser, pode apostar em um pré-shampoo, que é antirresíduos, para abrir as cutículas e deixar que os componentes da ampola absorvam melhor.
Passo 2: Enxague o shampoo e aplique a ampola capilar em todo o comprimento dos fios, massageando o couro cabeludo até as pontas;
Passo 3: Para facilitar a aplicação e distribuir o produto em todo o cabelo, a dica é dividi-lo em quatro seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca - e aplicar em todo o comprimento das mechas, da raiz as pontas;
Passo 4: Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem - que pode variar de 3 a 5 minutos;
Passo 5: Enxague e passe o condicionador normalmente. Pronto, os seus fios já ficarão mega hidratados!
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.