Entre os problemas relacionados à saúde do rosto, a alergia na pele é um dos mais comuns. A alergia pode surgir por questões crônicas ou pode ser desenvolvida com o uso de algum produto ou substância que cause irritação na pele.
Diversos são os tipos de alergia na pele, assim como o tratamento para cada uma. Por isso, o blog Beleza Extraordinária junto com a dermatologista Hadassa Barros separou algumas informações sobre as alergias na pele, quais são os tipos, como elas podem ser tratadas e como evitar esse tipo de irritação.
O que é alergia na pele?
A dermatologista Hadassa Barros explica que a alergia na pele é um processo inflamatório que pode se manifestar de diversas formas. “Alergia é uma reação inflamatória a um determinado estímulo. Por exemplo, após a pele entrar em contato com uma determinada substância, ela pode desenvolver uma resposta inflamatória gerando um vermelhidão, coceira, inchaço, urticária, bolhas ou carocinhos. A alergia na pele pode se apresentar de diversas formas e reações.
Como a alergia pode surgir na pele?
A alergia tem causas variadas, ela pode estar relacionada a reação a medicamentos, mudanças climáticas, suor e estresse, consumo de alimentos, picadas de insetos e o contato com plantas, poeira, ácaros, látex e a produtos de limpeza. A dermatologista Hadassa Barros, ressalta que a alergia pode se manifestar na pele de diferentes maneiras.
“A alergia de pele pode surgir de várias formas, essa reação inflamatória faz com que cada pessoa tenha uma reação diferente. A alergia na pele pode surgir de um quadro de coceira que pode começar leve até intensificar e evoluir com o vermelhão. A alergia pode evoluir em inchaço, bolinhas ou até bolhas mais espessas. Além disso, a alergia na pele também pode surgir a partir dos sintomas sistêmicos, como dificuldade respiratória e edema de glote, que sinaliza os casos mais graves das alergias”.
Quais são os tipos de alergia da pele?
Entender os tipos de alergia da pele é essencial para entender as causas e o tratamento. A dermatologista Hadassa Barros destaca cinco tipos de alergia que são as mais comuns na pele, são elas: urticária, edema, dermatite de contato, alergia nervosa e alergia ao sol.
- Urticária: a urticária são lesões mais avermelhadas. Elas parecem uma elevação de pele e formam placas com relevo que coçam. A urticária pode surgir em qualquer região do corpo e desencadeada por uma série de fatores, como: picada de inseto, alimentação ou substâncias como tintas.
- Edema: esse é um tipo de alergia na pele grave. A aparência do edema lembra uma urticária por conta da vermelhidão, mas ela atinge as camadas mais profundas da pele. O edema pode aparecer em diversas regiões como pálpebra, lábios, região da língua e pode atingir até as áreas respiratórias, em casos que exigem maior cuidado.
- Dermatite de contato: esse tipo de alergia acontece através do contato com alguma substância. Esse tipo de alergia é mais comum, como é o caso de alergias de bijuterias, látex e alguns tipos de produtos.
- Alergia nervosa: esse tipo de alergia na pele pode ser classificada como aquelas alergias que pioram em situações de estresse, como casos de ansiedade e depressão. Assim, podem surgir placas vermelhas, bolinhas e a pele pode ficar com uma textura áspera.
- Alergia ao sol: esse é um tipo de alergia que se manifesta quando existe uma exposição excessiva à radiação ultravioleta. Isso porque existe uma baixa da imunidade o que gera vermelhidão e bolinhas nas regiões mais expostas.
O que fazer para aliviar a alergia na pele?
Alguns cuidados diários podem auxiliar no momento de aliviar a alergia na pele, em alguns casos é essencial consultar um médico para o uso de medicamentos antialérgicos e anti-inflamatórios. Entre os cuidados, a dermatologista Hadassa Barros ressalta a importância da hidratação da pele.
“A hidratação correta da pele estimula a renovação celular e faz com que a barreira da pele fique íntegra e saudável. A hidratação da pele gera alívio e prevenção no tratamento de alergia na pele. Outro cuidado que merece atenção é o banho. Nesse momento, é essencial evitar água quente, pois isso pode alterar a barreira protetora da pele, principalmente se você tomar muitos banhos no dia, pois isso remove a camada lipídica da pele”.
Escolher um sabonete suave e hidratante também ajuda aliviar a alergia na pele, nesse momento é essencial evitar produtos esfoliantes e com ativos mais agressivos. “Os sabonetes hidratantes são mais recomendados e precisam ser utilizados duas vezes ao dia. Além disso, a proteção solar é super importante para aliviar e proteger a pele dos raios solares”, explica a dermatologista.
Para hidratação facial, aposte no Gel de Limpeza Facial Hidratante, enriquecido com ácido hialurônico, ele oferece uma hidratação intensa para a pele promovendo uma limpeza hidratante e antissinais para o rosto.
Como descobrir a causa de uma alergia?
Além de ficar de olho nos sintomas e sinais que podem indicar que você está com alergia na pele, outros fatores podem contribuir para descobrir se você está com alergia na pele. Depois de observar e entender os sintomas, é essencial consultar um especialista e fazer os exames necessários para diagnosticar a alergia de forma correta.
Como tratar alergias na pele?
Para tratar a alergia da pele é essencial fazer um acompanhamento com um profissional, pois cada pele reage de forma diferente aos tipo de alergia. “Para tratar a alergia na pele é essencial ser orientado por um dermatologista. Uma das coisas mais importante é a hidratação da pele para manter a barreira de proteção e restauração celular. Em alguns casos, é necessário a utilização de corticoides tópicos ou orais, anti-histamínicos e antialérgicos”. Por isso, sempre consulte um profissional para entender quais são os melhores tratamentos.