As águas antioxidantes têm se tornado queridinhas de quem gosta de cuidar da pele e fazer um detox no corpo. Todo mundo sabe que a água comum faz bem para a saúde, mas seus benefícios podem demorar um pouco para aparecerem na pele - já que esse é o último órgão do corpo a receber os seus nutrientes - e também podem conter substâncias que desequilibram o pH ideal do sangue. As águas antioxidantes, que se dividem entre as versões alcalina e água de hidrogênio, conseguem fazer o trabalho de equilibrar o pH do sangue, evitando doenças e envelhecimento precoce. Confira os detalhes e veja como elas agem no corpo!
Água de hidrogênio previne envelhecimento precoce
A água de hidrogênio nada mais é do que o gás hidrogênio injetado no líquido para impulsionar a renovação celular. Isso significa que a solução serve para prevenir o envelhecimento precoce, ou seja, flacidez, rugas e linhas de expressão que podem surgir ao longo da idade. Isso acontece porque os antioxidantes são quem acabam com os radicais livres causados pelos raios solares, por exemplo. E são exatamente os radicais livres que quebram as fibras de colágeno e elastina.
Água alcalina equilibra o pH do corpo e evita doenças
A água alcalina também desacelera o envelhecimento do corpo por ter um pH mais elevado do que a água encanada e a água mineral. Ou seja, ela é mais ácida do que a água que costumamos beber, e essa acidez é importante para diminuir todos os açucares que costumamos ingerir e que fazem mal para o sangue. A água alcalina age da seguinte forma: O sangue do nosso corpo precisa ter um pH (potencial de Hidrogênio) entre 7,35 e 7,45 para ser saudável e a alcalina tem um pH maior do que isso. Como a nossa alimentação é rica em sódio, gorduras e açúcares, essas substâncias acidificam o sangue, abrindo espaço para doenças.
Assim, a água alcalina age equilibrando o pH e liberando melhor as toxinas do corpo, que é o que faz a pele envelhecer mais rápido. Além disso, ela também ajuda a combater os radicais livres.
Confira como transformar a água comum em antioxidante
A água alcalina pode ser encontrada em mercados e a dica é sempre olhar o rótulo para conferir se o pH está acima de 7,5. Além disso, existem filtros específicos que transformam a água da torneira em água alcalina. Outra forma de alcalinizar a água comum é pingar gotas de limão na água comum para deixar o sangue mais ácido: seu alto poder antioxidante vai ajudar a eliminar as toxinas mais rápido do que a água comum. Outra forma de conseguir a água alcalina é criar águas aromatizantes com verduras, como couve, espinafre e salsinha.
Matéria publicada em 30 de março 2021, por Webedia.