O ácido hialurônico é uma substância segura produzida pelo nosso corpo e formada por moléculas de açúcar, ele garante hidratação e ação preenchedora antissinais que auxilia na redução de marcas e linhas de expressão da pele. Com o passar do tempo a produção desse ativo começa a diminuir, o que faz com que os primeiros sinais do envelhecimento fiquem mais visíveis, por isso, o uso de produtos com ácido hialurônico pode ser benéfico para a pele. Além dos benefícios para o rosto, o ácido hialurônico também pode ser utilizado no cabelo, criando uma camada uniforme ao redor da cutícula, diminuindo as imperfeições, aumentando a hidratação, brilho, reduzindo o frizz e atuando como um escudo contra danos.
O ácido hialurônico é uma molécula gelificada natural capaz de reter mais de 1000 moléculas de água, atuando como uma esponja biológica. O conteúdo de ácido hialurônico na pele representa 50% do conteúdo total do corpo em ácido hialurônico. O ácido hialurônico é constantemente produzido. Leva apenas 1 dia para que uma molécula de Ácido Hialurônico seja produzida e degradada naturalmente na pele.
Com a queda dos índices de ácido hialurônico no organismo alternativas como cremes com ácido hialurônico, sérum facial e cápsulas de ácido hialurônico são algumas das saídas para repor esse ativo. Junto com a dermatologista Hadassa Barros, separamos as principais informações e detalhes do ácido hialurônico. Saiba como ele pode beneficiar a saúde da sua pele e cabelo!
O que é ácido hialurônico?
“O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida no nosso organismo por uma célula chamada fibroblasto”, explica a dermatologista. “Quando ela é estimulada existe um aumento da produção do ácido hialurônico por essas células, esse ativo está presente em várias partes do nosso corpo, inclusive nos músculos e nos ossos, mas certamente na pele. Porém, a partir dos 25 anos essa produção começa a diminuir”.
O ácido hialurônico é reconhecido por seu alto poder de hidratação e ação preenchedora antissinais, que é capaz de reduzir e evitar rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico age em conjunto com as fibras de colágeno proporcionando elasticidade e firmeza para a pele. Com o envelhecimento, as quantidades começam a ser reduzidas e os primeiros sinais do envelhecimento começam aparecer. Para reverter esse processo, os tratamentos com ácido hialurônico são capazes de repor esse ativo no organismo.
Para que serve o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico deixa a pele mais hidratada, macia, firme, uniforme e ajuda no combate e prevenção das rugas e linhas de expressão, além de ser um aliado contra o envelhecimento precoce. Ele age nos espaços entre as células preenchendo e hidratando essas áreas. A reposição de ácido hialurônico na pele pode ser feito através de diversos tratamentos que envolvam este ativo, como aplicação de cremes com ácido hialurônico, sérum facial, cápsulas ou injeção. O importante é sempre seguir a orientação de um dermatologista que vai indicar a melhor forma de utilização do ácido hialurônico para sua pele.
“O ácido hialurônico é um ativo que retarda o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Com ele é possível minimizar inclusive manchinhas de acne, por conta da uniformização do tom e da textura da pele. Ele pode ser utilizado de forma tópica ou injetável e conta com uma ação hidratante, preenchedor e antissinais”, explica a dermatologista Hadassa Barros.
Diariamente, o ácido hialurônico é constantemente produzido pelas células e degradado por enzimas (chamadas de hialuronidases), esse é o ciclo de vida natural do ativo. A partir dos 25 anos, a quantidade de ácido hialurônico começa a diminuir devido a um desequilíbrio entre sua produção, que diminui com a idade, e sua degradação, que acelera. Quando o ácido hialurônico é degradado mais rapidamente do que produzido, a pele perde sua capacidade natural de reter a água. A pele perde sua elasticidade e linhas de desidratação aparecem. Esse é o primeiro sinal de envelhecimento precoce.
Além disso, a exposição aos raios UV e a poluição levam ao estresse oxidativo, o que é prejudicial para o ácido hialurônico existente. Mas isso não é tudo, outros fatores externos do nosso estilo de vida, como alimentação, tabagismo, estresse e privação de sono, também podem ser responsáveis pelo estresse oxidativo e acelerar a perda de ácido hialurônico.
Além de seu papel como hidratante biológico na epiderme, o ácido hialurônico também contribui para sustentar a produção de colágeno na derme. Ambas as moléculas são responsáveis pela plenitude e elasticidade da pele. A longo prazo, quando o nível de ácido hialurônico diminui na pele, o colágeno também é afetado.
No cabelo, o ácido hialurônico age com a função de hidratar e criar uma cutícula de proteção ao redor do fio. O seu poder proporciona hidratação para a fibra capilar e cria uma camada ao redor da cutícula dos cabelos. Essa camada proporciona mais brilho, reduz o frizz e facilita no momento de desembaraçar os fios. Cabelos ressecados, danificados e com pontas duplas são beneficiados com o tratamento capilar feito com o ácido hialurônico. Além disso, a hidratação faz com que os fios fiquem mais macios, soltos e leves, diminuindo o frizz e facilitando na hora de desembaraçar.
Qual é a diferença entre colágeno e ácido hialurônico?
O ácido hialurônico e o colágeno são dois componentes responsáveis por garantir a firmeza e elasticidade da pele. Eles trabalham em conjunto mas tem diferenças entre si. O colágeno é uma proteína que se organiza em diferentes agrupamentos, esses são responsáveis por garantir a firmeza da pele.
Já o ácido hialurônico são moléculas responsáveis por garantir a hidratação e preenchimento da pele. Além disso, o ácido hialurônico favorece a formação de colágeno na pele, o que garante o trabalho conjunto desses dois compostos. Os dois compostos agem como complementares, o colágeno com maior responsabilidade de garantir a firmeza e elasticidade da pele, enquanto o ácido hialurônico fica responsável por preencher a pele com hidratação, garantindo maciez e nutrição.
Para quem é indicado o ácido hialurônico?
“O ácido hialurônico é um ativo que tem vários benefícios, principalmente hidratação e retenção de hidratação. Por isso, ele pode ser utilizado para todos os tipos de pele”, explica a dermatologista. Como todas as peles precisam de hidratação, até as oleosas, o ácido hialurônico traz benefícios para todos os tipos de pele. Além disso, o ácido hialurônico é eficiente em prevenir o aparecimento de sinais e linhas de expressão, o que garante ação de tratamento de prevenção.
A dermatologista Hadassa Barros ressalta a versatilidade do ácido hialurônico ao se encaixar tanto na skincare diurna quanto noturna. “Outra coisa é que o ácido hialurônico não tem nenhuma proibição de ser utilizado em determinado período do dia. Ele pode ser utilizado tanto pela manhã quanto à noite”.
O ácido hialurônico ajuda na suavização de olheiras e pé de galinha?
Sim! Por conta da sua ação preenchedora e hidratante o ácido hialurônico é eficiente na suavização de olheiras e pés de galinha. O ácido hialurônico preenche a área das olheiras e dos pés de galinha com o seu poder hidratante fazendo com que a pele fique mais firme e clara. Proporcionando resultados visíveis como a diminuição das linhas de expressão e das diferentes tonalidades de pele.
Hidratação intensa e profunda da pele
A hidratação facial é essencial para garantir uma barreira protetora para a pele. Além disso, a hidratação garante uma pele macia, iluminada e nutrida. O ácido hialurônico garante uma hidratação intensa e duradoura para pele por conseguir alcançar camadas mais profundas da pele.
“O ácido hialurônico tem ação de hidratação e preenchimento entre as células, além de poder reter essa hidratação”, ressalta a dermatologista. Com a ação de preenchimento, o ácido hialurônico hidrata as partes mais profundas da pele, além disso, garante uma retenção dessa hidratação. O preenchimento garante uma uniformização na textura da pele. “Dessa forma, ele suaviza rugas e linhas de expressão, o que garante a firmeza da pele”.
O que passar no rosto depois do ácido hialurônico?
O ácido hialurônico deve ser utilizado nos passos de hidratação ou tratamento na rotina de skincare. Após higienizar o rosto com o gel de limpeza e água micelar ele deve ser aplicado. Por isso, depois de passar o ácido hialurônico você pode utilizar um creme hidratante ou ir direto para o passo de proteção solar.
Benefícios do ácido hialurônico para pele
Destacamos os principais benefícios que o ácido hialurônico proporciona para pele:
- Hidratação profunda para pele;
- Diminuição de marcas, rugas e linhas de expressão;
- Suavização de olheiras e pés de galinha;
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Deixa a pele iluminada, firme, macia e com viço.
Benefícios do ácido hialurônico para o cabelo
Além dos benefícios para pele, o ácido hialurônico proporciona diversas vantagens para os cuidados capilares:
- Combate o ressecamento capilar, as pontas duplas e os fios quebradiços;
- Deixa os fios mais leves, macios e soltos;
- Ajuda no controle do frizz e no momento de desembaraçar os fios.
Todas as fórmulas dos nossos produtos são testadas e aprovadas por experts, para mais informações sobre testes e formulações, veja o detalhamento dos nossos testes. L'Oréal Paris utiliza um ácido hialurônico biodegradável, biocompatível e biomimético para a pele. Ele é formulado por meio de processos biotecnológicos usando um processo de fermentação de bactérias lácticas.
Naturalmente inspirado e altamente tolerável, sua alta qualidade o torna adequado para todos os tipos e tons de pele. Os produtos cosméticos de L'Oréal Paris indicam a presença de Ácido Hialurônico em sua lista de ingredientes como Ácido Hialurônico, Hialuronato de Sódio ou Acetil Hialuronato de Sódio.
Ácido hialurônico em creme, gel, sérum, preenchimento ou cápsulas: entenda a diferença
O ácido hialurônico em cremes e séruns são os mais fáceis de encaixar na rotina, pois esses produtos precisam ser usados diariamente na pele. Por isso, escolher cremes hidratantes, sérum facial e protetor solar com ácido hialurônico ajuda a adicionar o uso deste ativo na rotina de uma forma mais fácil. Além disso, o uso de shampoo, condicionador, creme de tratamento e de pentear com ácido hialurônico também proporciona os benefícios do ativo para os fios.
As cápsulas de ácido hialurônico e o ácido hialurônico injetável são outras maneiras de usufruir dos benefícios desse ativo. Mas lembre-se, assim como o uso de produtos para pele e cabelo precisa ser prescrito por um dermatologista, o uso de ácido hialurônico por via oral precisa ser indicado por um médico, assim como o procedimento injetável de ácido hialurônico precisa ser realizado por um profissional autorizado, como médicos, dermatologistas e dentistas.
Quais são os tipos de ácido hialurônico?
É importante usar diferentes tipos de ácido hialurônico para obter uma ação completa: na superfície da pele para combater a desidratação e mais profundamente na pele para retardar o aparecimento de rugas. L'Oréal Paris utiliza 3 tipos diferentes de ácido hialurônico em suas fórmulas superiores: dois tipos de ácido hialurônico puro e um acetilado:
- Ácido hialurônico de alto peso molecular: esse é aquele que repõe imediatamente a umidade na pele.
O Ácido Hialurônico Macro (alto peso molecular, superior a 1000 kDa) possui alta afinidade com a superfície da pele para hidratação imediata e suavização das linhas finas causadas pela desidratação. - Ácido hialurônico de baixo peso molecular: o tipo que penetra mais profundamente para hidratar em profundidade. O Ácido Hialurônico Micro (baixo peso molecular, até 50 kDa) penetra na epiderme e hidrata a pele em profundidade. Ajuda a reduzir a aspereza da pele e estimula a produção natural de ácido hialurônico pela pele.
- Ácido hialurônico micro-epidérmico: aquele que preenche e protege o colágeno, outra molécula essencial para o preenchimento. O Ácido Hialurônico Micro-epidérmico (peso molecular muito baixo, 25 kDa) foi comprovado que penetra e proporciona um completo efeito anti-rugas, retardando tanto a degradação do Ácido Hialurônico quanto do colágeno.
L'Oréal Paris é especialista na formulação de ácido hialurônico em cuidados com a pele. Com várias fórmulas adaptadas a objetivos específicos, realizamos testes em 7 estudos clínicos com um painel de 200 pacientes. Os ácidos hialurônicos de L'Oréal Paris são obtidos por biotecnologia. O processo consiste em usar biofermentação de bactérias lácticas alimentadas com cereais cultivados na mesma área geográfica. A acetilação do nosso Ácido Hialurônico micro-epidérmico é feita por meio da ciência verde. Nossos ácidos hialurônicos são produzidos na França e na Suíça.
Como usar ácido hialurônico no cabelo?
Os benefícios do ácido hialurônico podem ser aproveitados por qualquer tipo de cabelo, pois ele pode ajudar a combater o ressecamento, danos, porosidade ou frizz. A introdução de produtos capilares com ácido hialurônico na sua rotina de cuidados capilares pode ajudar a manter a saúde do cabelo e auxiliar na retenção geral de umidade.
Como incluir o ácido hialurônico na rotina de skincare?
O ácido hialurônico pode ser incluído na sua rotina de skincare com o uso de produtos que contenham ácido hialurônico na composição. Dessa forma, é possível aplicar pequenas doses diárias de ácido hialurônico no rosto nas etapas de limpeza, hidratação e proteção solar.
Como combinar o ácido hialurônico com outros ativos dermatológicos?
Uma rotina de skincare eficiente é formada pela combinação dos melhores produtos e ativos de skincare. Por isso, separamos algumas dicas de como combinar o uso do ácido hialurônico com outros ativos de skincare. O ácido hialurônico é um ativo mais leve e suave que pode ser utilizado por todos os tipos de pele e na skincare diurna e noturna. Por isso, ele pode ser utilizado tanto com ativos leves quanto com ativos mais densos.
Se você tem pele oleosa, o ácido salicílico é o ativo ideal para controlar a oleosidade da pele e o surgimento de espinhas no rosto. Combinar o uso de ácido hialurônico com esse ativo garante hidratação intensa, essencial para todos os tipos de pele, e que ajuda na redução da oleosidade e na manutenção da barreira protetora do rosto.
Agora, se você deseja montar uma rotina antissinais, o uso do retinol é essencial para tratar rugas profundas e linhas de expressão. Além disso, o retinol é eficiente na uniformização do tom e textura da pele. O retinol é um ativo mais intenso que deve ser utilizado apenas na rotina de skincare noturna e com uma rotina de adaptação. Por isso, durante a rotina de adaptação e na skincare diurna, utilizar o ácido hialurônico é recomendado para completar a rotina antissinais e garantir a hidratação intensa da pele.
O ácido glicólico é um ativo que promove a renovação celular por meio da esfoliação e descamação da pele, o que pode fazer com que o rosto fique sensível nos primeiros dias de uso. Por isso, usar uma tivo mais leve, como o ácido hialurônico, proporciona renovação da barreira protetora e ameniza a descamação que pode ocorrer no rosto.
Tire suas principais dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico
Separamos as principais dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico para você entender como escolher, combinar e utilizar esse ativo na sua rotina de skincare.
O que é ácido hialurônico micro-epidérmico?
O ácido hialurônico micro-epidérmico que foi testado por L'Oréal Paris mostrou-se 13 vezes mais duradouro na pele, de acordo com o estudo realizado. Foi demonstrado que o ácido hialurônico micro-epidérmico usado em injeções preenchedoras estimula a síntese de colágeno, que também é responsável pela plenitude e firmeza da pele.
Onde aplicar ácido hialurônico no rosto?
O que vem primeiro ácido ou hidratante?
Qual o melhor horário para usar ácido hialurônico no rosto?
Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
Pode tomar sol com ácido hialurônico?
Qual a diferença do ácido hialurônico e do retinol?
Posso usar o ácido hialurônico com o retinol?
Devo usar o ácido hialurônico antes ou depois do retinol?
Posso usar ácido hialurônico, retinol e niacinamida?
Conheça a linha Revitalift Hialurônico
L’Oréal Paris conta com a linha Revitalift com produtos de skincare desenvolvidos para oferecer os melhores resultados e cuidados para todos os tipos de pele.
Para trazer os benefícios do ácido hialurônico para sua rotina de skincare, a linha Revitalift Hialurônico conta com produtos para todos os passos da rotina de cuidados para você. Conheça todos os produtos e entenda como usar o ácido hialurônico nos passos de limpeza facial, hidratação e proteção solar.
Limpeza facial com ácido hialurônico
A limpeza facial é o primeiro passo da rotina de skincare, é com ela que vamos remover as impurezas da pele e prepará-la para receber os tratamentos e produtos que vem depois. A limpeza facial deve ser feita em dois momentos do dia, na rotina de skincare diurna e noturna.
Para isso, utilize o Gel de Limpeza Facial Hidratante, que traz os benefícios do ácido hialurônico em sua composição. Agora, se a sua pele é oleosa, a melhor opção é o Gel de Limpeza Facial Antioleosidade, que ajuda no controle da oleosidade graças ao ácido salicílico. Para uma limpeza completa profunda, combine o gel de limpeza facial com a Água Micelar Hialurônico, ela limpa, hidrata, purifica, tonifica e renova a pele, tudo isso sem a necessidade de enxágue.
Hidratação facial com ácido hialurônico
A hidratação facial é um passo importante para todos os tipos de pele, até as oleosas, ela é responsável por combater o ressecamento e a oleosidade facial, renovar a camada de proteção natural da pele e devolver nutrientes perdidos. A hidratação facial também deve ser feita em dois momentos do dia, na skincare diurna e noturna, e nesse passo você pode escolher a melhor textura para o seu tipo de pele.
Peles secas se dão bem com creme, sérum e gel-creme, enquanto as peles mistas e oleosas necessitam de produtos leves, nesse caso as melhores opções são o sérum e gel-creme. Entender as necessidades da sua pele vai te ajudar a escolher a melhor textura para sua rotina.
Para hidratação facial, aposte no Sérum Facial Preenchedor Hialurônico, enriquecido com 1,5% de ácido hialurônico ele proporciona hidratação, preenchimento e ação antissinais para todos os tipos de pele. Com textura leve e fluída, ele é indicado tanto para skincare diurna quanto noturna. Para as peles mistas e oleosas, outra opção é o Hidratante Gel Creme Preenchedor Antioleosidade, ele traz a dupla ação do ácido hialurônico com o ácido salicílico em um tratamento que hidrata e controla a oleosidade da pele, tudo isso sem ressecar ou descamar. Agora, se você está em busca de cremes faciais mais densos, os hidratantes Cuidado Diurno e Cuidado Noturno proporcionam os benefícios do ácido hialurônico para esses dois momentos do dia para quem não abre mão de um pote de creme!
Proteção solar com ácido hialurônico
A proteção solar é um passo essencial na rotina de skincare. Ela deve ser feita todos os dias e é o único que precisa ser repetido ao longo do dia. Usar o protetor solar diariamente previne os danos causados pelos raios solares e a luz visível, presente na tela dos celulares e computadores, com esse cuidado é possível evitar o aparecimento de manchas, o ressecamento da pele, o envelhecimento precoce e as chances de ter câncer de pele. A reaplicação ao longo do dia deve ser feita de três em três horas para garantir eficiência na proteção.
Todos os tipos de pele precisam de proteção solar, para encontrar o protetor solar adequado para a sua, UV Defender conta com diversas opções. O Protetor Solar UV Defender Fluido vai bem com todos os tipos, enriquecido com ácido hialurônico, que garante ação hidratante para pele, ele é leve e de fácil absorção, o que faz com que ele seja compatível com todos os tipos de pele, eficiente para quem pratica esporte e ainda não acumula na barba. Agora, se você quer uma hidratação mais intensa na proteção solar, o UV Defender Hidratação Revitalizante é a opção, enquanto o UV Defender Antioleosidade está na opção com e sem cor para as peles mistas e oleosas.
Conheça a linha Hidra Hialurônico
Quer garantir hidratação intensa para o seu cabelo? Aposte na linha Elseve Hidra Hialurônico, com ela é possível oferecer 4x mais hidratação para os fios e 7x mais força. Tenha cabelos com menos frizz, macios, hidratados e sem nós com os produtos da linha Hidra Hialurônico.
Rotina capilar com ácido hialurônico
Para rotina de cuidados capilares, aposte na linha Hidra Hialurônico! O Shampoo Preenchedor limpa os fios profundamente e hidrata o cabelo ao mesmo tempo graças a composição com ácido hialurônico. Com sua ação preenchedora, ele é capaz de reter a hidratação na fibra capilar por mais tempo. Para selar as cutículas dos fios, o Condicionador Selador é capaz de controlar o frizz, ajuda desembaraçar os fios e deixar os cabelos mais soltos, macios e saudáveis.
Hidratação capilar e finalização com ácido hialurônico
Além dos passos essenciais de limpeza e selagem das cutículas, a linha Hidra Hialurônico traz os benefícios de hidratação e preenchimento capilar do ácido hialurônico para os passos de tratamento e finalização dos fios. Para um tratamento mais intenso, aposte no Creme de Tratamento, a máscara capilar que proporciona hidratação mais intensa e tem ação rápida de 5 minutos, garantindo fios 4x mais hidratados e 7x mais fortes.
Agora para finalização dos fios, conte com o Creme Preenchedor que ajuda a hidratar, desembaraçar os fios, combater as pontas duplas, garantindo uma finalização com movimento, hidratação e com brilho intenso sem pesar.
Controle do frizz com ácido hialurônico
Todos os produtos da linha Hidra Hialurônico já ajudam a controlar e combater o frizz por conta dos benefícios do ácido hialurônico. Mas, se você tem muita frizz ao acordar, isso pode acontecer por conta do atrito do cabelo com o travesseiro, para evitar isso, o Creme de Tratamento Noturno é capaz de tratar os fios e evitar o frizz.
Indicado também para quem não consegue encaixar tratamentos mais intensos na rotina, o Creme de Tratamento Noturno evita o frizz, hidrata, deixa o cabelo macio e ajuda a desembaraçar os fios, tudo isso sem necessidade de enxágue.