A coroa é um ornamento para a cabeça utilizado como símbolo de poder e legitimidade pelos integrantes da realeza. Usada por princesas e rainhas, é um dos acessórios clássicos que caiu no gosto das mulheres contemporâneas. Os modelos que antes eram maiores e mais pesados, foram atualizados e ganharam um design mais delicado, romântico e semelhante a uma tiara e são adaptados para diversas ocasiões, das casuais às mais sofisticadas.
Sucesso nas passarelas de moda
O adorno da realeza também foi resgatado como tendência nos desfiles de moda. Na Alta Costura de Valentino, um coque baixo, trançado e despojado foi incrementado com uma espécie de coroa discreta. O acessório era fino e delicado, tinha uma estrutura curvada e alguns brilhantes para complementar. Na última semana de moda em Milão, a italiana Dolce & Gabbana reproduziu com veracidade coroas douradas dignas de realeza, com pedrarias de diamante. Quem gostou do resultado, foi a cantora Katy Perry que usou o acessório no baile de gala do MET com os cabelos crespos e volumosos. Já em terras nacionais, a grife Lino Villaventura apostou em coroas medievais para o desfile de inverno 2012, com inspiração nas pinturas perturbadoras do irlandês Francis Bacon.
Coroas pequenas e delicadas para o dia-a-dia
Para ornamentar penteados de noivas, as coroas menores funcionam bem com coques polidos e de preferência com certo volume, como o penteado eternizado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo". Já incrementando cabelos soltos ou semi presos, podem ser a aposta para passeios românticos ou festas informais. Vale lembrar que o acessório por si só já chama muita atenção, logo, um penteado muito elaborado pode desarmonizar o visual.
Quanto à idade para utilizá-las, a consultora de estilo Mirela Lacerda pondera que apesar do acessório ser jovial, é o estilo de que fala mais alto na hora de decidir usar. "As coroas ficam melhor em mulheres mais jovens, de uma forma geral. Mas o estilo da pessoa é que vai determinar. Quem gosta de ousar nos acessórios, pode testar, já quem é mais clássica pode optar por uma presilha apenas ", ensina. As versões mais modernas desse estilo de adorno são semelhantes à tiaras, como combinou Anne Hathaway em um modelo de flores de cristais para comparecer à um evento. A cantora Fergie também já investiu nesse tamanho mais discreto nos longos cabelos soltos.
Coroa mais imponente para festas formais
Os tamanhos um pouco maiores são mais clássicos e pedem ocasiões especiais, como festas de formatura ou aniversário de 15 anos. No caso de uma debutante, é recomendado investir em penteados modernos para equilibrar o look. "Acho ótimo para arrematar tranças românticas, estilo medieval, ou coques desestruturados ou meio rabo, sempre com alguns fios soltos para deixar o look moderno", recomenda Mirela.
Esse padrão também pode valorizar o look das noivas ao ser usado com um penteado volumoso e moderno. Recém casada aos 36 anos, Luana Piovani escolheu um penteado original para subir ao altar. O rabo de cavalo romântico com uma delicada trança lateral, recebeu o acessório no topo da cabeça para arrematar a produção.
Matéria publicada em 07 de abril de 2021, por Webedia.