Há quem diga que a água da chuva estraga o cabelo, mas também há quem acredite que ela faz bem para os fios. Uma coisa é certa: se ela cair e você estiver sem guarda-chuva, a água inesperada pode desmanchar o penteado e deixar alguns fiozinhos arrepiados por causa da umidade. Mas será que isso interfere na saúde do cabelo? Descubra se a água da chuva é limpa ou suja e entenda os diferentes efeitos das gotinhas nos cabelos!
Chuva pode ter composição diferente em cada local
A chuva pode ter formação diferente em lugares diferentes: em cidades grandes, a água contém muitos poluentes e, por isso, é considerada "suja". É a chamada chuva ácida. Já em locais menos urbanos, como campos e florestas, a composição da chuva tem um pH mais neutro, sem muita poluição interferindo na sua composição. A questão é simples: quando as gotas se formam, elas reúnem os gases e impurezas, como poeira e fuligem, que estão presentes na atmosfera e, em cidades grandes, como a poluição é comum, a chuva se torna muito "suja".
Qual o efeito da chuva no cabelo?
A chuva tem efeitos diferentes no cabelo. Para quem sente os fios mais brilhosos e macios, o motivo poderá ser a emoliência natural dos cabelos úmidos - ou seja, sem relação com a composição da água. Ainda há a chance do cabelo se manter bonito se a chuva caiu no dia da lavagem dos fios - aí, é natural que continuem mais "arrumados". Uma observação interessante é que a água do chuveiro contém cloro, e mesmo que em pouca quantidade, pode ressecar as madeixas, o que pode te dar a sensação de que o cabelo ficou "menos seco" quando foi molhado pela chuva.
Como pode observar, todos esses fatores são apenas "ilusões": não, de modo algo, a água da chuva que deixa os fios bonitos e saudáveis.
Agora, um efeito que ela pode deixar nos cabelos e que realmente tem relação com a sua composição é o aspecto oleoso: isso porque a sujeira e os poluentes compostos na água podem fazer com que se forme oleosidade extra.
Chuva pode ser armazenada para lavar o cabelo
Apesar de a maioria das mulheres fugirem da chuva para não estragarem o cabelo, há salões de beleza que armazenam a água para lavar as madeixas: os litros coletados passam por um sistema de tratamento que a torna limpa, com o pH neutro. Além de ser vantajoso para o meio ambiente, essa água costuma ser mais saudável do que a do chuveiro.
Matéria publicada em 30 de Março de 2021, por Webedia.