Não é segredo que o protetor solar é indispensável para proteger a pele contra a ação nociva dos raios solares. Como a pele do rosto é mais fina e sensível que a do corpo, esse cuidado é ainda mais importante nessa região. Mas mesmo quem tem o costume de usar o produto pode cometer alguns errinhos que prejudicam a proteção.
Será que você está usando o protetor solar no rosto da forma correta? Para te ajudar a descobrir, separamos os 8 erros mais comuns na hora de proteger o rosto contra os raios ultravioletas. Vem conferir e conhecer a forma certa de passar protetor solar.
1. Usar a quantidade errada de protetor solar
Um erro muito comum é usar a quantidade errada de protetor solar, que deve ser equivalente a uma colher de chá para proteger todo o rosto. Usar menos do que isso pode diminuir o efeito do produto. Mas não adianta exagerar, viu? O ideal é seguir essa quantidade para proteger adequadamente a pele.
2. Usar protetor solar para o corpo no rosto
Em vez de usar um protetor solar para o corpo e outro para o rosto, muitas pessoas usam o produto indicado para o corpo em toda a pele. Isso pode ser prejudicial, principalmente se a sua pele é oleosa ou sensível. O recomendado é usar um protetor solar para o rosto que seja indicado para o seu tipo de pele.
3. Não aguardar 30 minutos para o produto agir
Muitas pessoas só lembram de aplicar o protetor solar quando já estão na praia ou piscina. Mas, como o produto demora um pouco para começar a fazer efeito, isso não é indicado. Para garantir a máxima proteção, o ideal é passar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol.
4. Não aplicar protetor solar no rosto no dia a dia
O protetor solar não deve ser usado apenas quando você vai à praia ou piscina. Esse cuidado é essencial diariamente, já que também estamos expostos à radiação UV no dia a dia. O produto deve ser usado no rosto e no corpo, inclusive nos dias nublados.
5. Esquecer de reaplicar o protetor solar
Outro erro muito comum é passar o protetor solar no rosto apenas uma vez ao dia, geralmente pela manhã. Mas, assim como no restante do corpo, é necessário reaplicar o produto a cada 2 horas se você estiver exposta ao sol.
6. Não aplicar o produto em algumas regiões
Na hora de passar o protetor no rosto, certifique-se de que passou em todos os cantinhos. Muitas vezes, as orelhas ou o pescoço são esquecidos e acabam ficando desprotegidos. Por isso, cheque se aplicou o produto no rosto inteiro.
7. Escolher um protetor solar com FPS baixo
O fator de proteção solar deve ser escolhido de acordo com o seu tom de pele, mas, para garantir a proteção, ele nunca deve ser inferior a 30. Esse FPS deve ser usado pelas pessoas negras e morenas, enquanto as mais claras devem buscar um fator mais alto.
8. Não checar a data de validade do produto
Outro erro bastante comum é usar o protetor solar do verão passado, sem checar o prazo de validade. Usar um produto vencido pode trazer danos para a sua pele e diminuir a proteção contra os raios UV. Por isso, sempre cheque a validade antes de usar seu protetor solar.
Matéria publicada em 06 de Abril de 2021, por Webedia.