Quase toda morena ou ruiva já cogitou passar por uma mudança radical e ficar com os cabelos loiros, pelo menos uma vez na vida! Seja para seguir uma tendência ou só para ver como ficaria o novo visual, se você faz parte do time daquelas que tentaram deixar os fios um pouco - ou muito - mais claros mas o resultado não deu tão certo assim, essa matéria é para você! Relembre 6 situações bem específicas que provavelmente fizeram parte do processo e saiba quais são os cuidados específicos que devem ser tomados para que os problemas com o cabelo loiro não se repitam.
1. Quando você acha que qualquer produto descolorante pode resolver o problema
Basta uma pesquisa rápida para perceber que existem diversas opções de colorações para ficar loira: o problema, infelizmente, é que nem todas garantem o melhor resultado - mas quem se lembra desse detalhe na hora da empolgação? Morenas que se frustraram no processo sabem bem disso! Aqui a primeira lição é simples: pesquise antes de mudar o visual e nem pense em usar qualquer descolorante para iluminar o cabelo! É preciso entender qual é o produto ideal para o efeito iluminado nos fios.
2. Quando o resultado final não dá muito certo e os fios ficam totalmente alaranjados
A empolgação vai dando lugar ao desespero: o cabelo, que deveria estar loiro, ficou laranja! Parece só azar, mas existe uma explicação. O que acontece é que o cabelo castanho descolore aos poucos, passando por algumas nuances até chegar ao loiro - e o laranja é uma delas. Quando o descolorante é tirado das mechas antes do tempo recomendado pelo produto, o resultado é um cabelo longe do tom desejado.
3. Ou quando você acerta na cor mas o cabelo fica com o aspecto todo manchado
E quando o tom fica do jeito certo, mas a falta de técnica não passa despercebida? As mechas pintadas ficaram bem marcadas e o resultado passa longe do aspecto naturalmente loiro tão sonhado. Morenas menos experientes costumam passar por isso na primeira coloração feita em casa, mas um guia prático para luzes pode ajudar a resolver essa questão na próxima vez.
4. A mistura de susto e tristeza nas primeiras vezes que você se olha no espelho
Basta ver o próprio reflexo para uma pontinha de arrependimento começar a surgir. Uma surpresa a cada vez que encontra o espelho, né? Demora um pouco para que as morenas se acostumem com a nova imagem loira e, até lá, a pergunta "onde é que eu estava com a cabeça?" se passa na mente com uma certa frequência, não dá para negar. De qualquer forma, se a sensação de estranheza não passar com um pouco de insistência, sempre é possível voltar ao tom natural do cabelo.
5. Quando você vai lavar os fios pela primeira vez e desembaraçar o cabelo parece quase impossível
Depois de colorir os fios de loiro, muitas se deparam com um problema novo durante a lavagem: os cabelos estão embolando demais! É exatamente nessa fase que um segredo vem à tona: a máscara de tratamento profundo e o creme de pentear podem ser os melhores amigos das loiras. Isso porque, dependendo do processo de descoloração, os fios podem ficar muito fragilizados e das madeixas deve ser feito com muito cuidado. De preferência, começando pelas pontas e com os cabelos secos.
6. Quando depois de muito tratamento e alguns meses, o cabelo finalmente volta ao normal
Mas nem tudo são momentos difíceis! As donas de cabelos escuros que tentaram ficar loiras e desistiram, ou até mesmo as morenas que se assumiram platinadas de vez, podem sempre conseguir um visual hidratado e saudável com o investimento capilar certo para cada tipo de cabelo. Aos poucos, o fio volta a ser o que era antes e o que fica é a experiência de ter renovado o visual - mesmo que ele não tenha saído exatamente como o planejado. Só descobre quem arrisca!
Matéria publicada em 30 de junho de 2021, por Webedia.