Se você está querendo pintar o cabelo e transformar o visual, é bem provável que já tenha ouvido vários casos e dicas sobre coloração - mas será mesmo que todos os conselhos estavam certos? Para garantir que você não acabe caindo em nenhuma informação errada e passe pela sua mudança no look em segurança, separamos uma matéria com os mitos e verdades mais famosos sobre coloração. Continue lendo e anote as dicas!
1. Qualquer tipo de tinta de cabelo cobre fios brancos? DEPENDE!
Se você quer cobrir apenas alguns fios brancos e ficar com o visual bem natural, o tonalizante pode te ajudar nessa tarefa. Mas, se você tem mais de 40% dos cabelos brancos e precisa cobrir 100% deles com a coloração, é melhor usar a tinta permanente e conseguir uma cobertura perfeita.
2. Tinta clareia tinta? MITO!
Se você pintou o cabelo de castanho escuro e quer mudar o visual para loiro, não adianta colocar tinta em cima de tinta. O que acontece é que as substâncias químicas da coloração permanente não conseguem penetrar na fibra capilar dos fios já tingidos. Para conseguir clarear, invista na decapagem primeiro!
3. Tonalizante é compatível com química? VERDADE
O tonalizante é uma coloração sem amônia, por isso, é a melhor opção para quem já fez ou pretende fazer uma química alisadora nos fios. Aqui, no entanto, vale lembrar da importância do teste de mechas, viu? Tire a prova fazendo esse teste e verifique a compatibilidade da sua tinta com as madeixas.
4. Deixar a tinta mais tempo que o necessário deixa a cor mais bonita? MITO
É bem importante ressaltar que a tinta tem um processo que dura o tempo de ação especificado pelo fabricante lá na caixinha - e ele é exatamente o necessário para que a cutícula do fio se abra e o pigmentado seja depositado lá dentro. Caso você deixe a tinta por mais tempo, a fibra capilar pode ficar saturada, correndo risco de ressecamento e até queda.
5. Tonalizante tira o laranja do cabelo? VERDADE!
Sim, o tonalizante pode ajudar nessa missão! Para anular o tom alaranjado, tudo que você precisa usar é uma tinta tonalizante que tenha uma cor oposta a ele - justamente para neutralizar a cor. Vale apostar em uma coloração castanha com reflexos azulados, por exemplo, para alcançar um tom bem mais natural.
6. A tinta precisa ser aplicada no cabelo úmido? MITO!
Diferentemente do tonalizante - que deve ser aplicado no cabelo úmido -, a tinta permanente precisa ser aplicada nos cabelos secos. O que acontece é que, como esse tipo de tinta possui amônia, ela é capaz de abrir as cutículas capilares sem exigir qualquer procedimento que dê uma ajudinha durante o processo.
Matéria publicada em 05 de março de 2021, por Webedia.