Ainda que a maioria das mulheres conheça as estrias bem de perto, é possível que, mesmo nos dias de hoje, algumas pequenas confusões sobre as reais causas do estiramento da derme sejam feitas e, assim, mitos ainda sejam divulgados como verdade absoluta a respeito do problema. Afinal de contas, existe alguma maneira de realmente melhorar a aparência da pele? Linhas brancas e vermelhas têm diferença? Responda essas perguntas a seguir e descubra seis coisas que talvez você ainda não saiba sobre as estrias.
1- Estrias clareiam com o sol? MITO!
Ao contrário do que se pensa, é possível que a exposição solar, em vez de ajudar, acabe piorando a aparência das estrias na pele - especialmente sem a proteção adequada. O motivo é porque o sol age destruindo o colágeno na derme, o que aumenta o aspecto de flacidez e, por consequência, agrava e alarga ainda mais a estria. Portanto, para evitar manchas, queimaduras e um quadro ainda pior, vale investir no protetor solar adequado e proteger as listrinhas durante a praia ou piscina.
2- Hidratar e massagear a região com estrias melhora a aparência da pele? VERDADE!
Ainda que se livrar de estrias já existentes seja uma tarefa para lá de difícil, é válido lembrar que as listras na pele, quando ainda vermelhas, podem ter o aspecto amenizado com a ajuda de hidratação intensa na região. Assim o segredo para prevenir e atenuar o problema é massagear a área com cremes hidratantes no ritual diário da manhã e da noite. No entanto, para casos mais graves, vale procurar tratamentos mais profundos e intensos que sejam divididos em sessões com o especialista, como o laser ou microagulhamento.
3- Homens não têm estrias? MITO!
Ainda que as mulheres sejam as que mais reclamam sobre o problema, as estrias podem, sim, aparecer em homens de todas as idades! A verdade é que não há diferença no processo interno da formação do problema em nenhum dos dois organismos, portanto, os cuidados valem para todos os gêneros.
4- Estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo? VERDADE!
É mais comum que as estrias apareçam em lugares específicos como as coxas, quadris, pernas e até mesmo nos glúteos - e isso se explica porque essas regiões tendem a armazenar mais gordura corporal - no entanto, até mesmo o rosto não está livre de ter as listrinhas marcando a pele: na teoria, todas as áreas do corpo em que a pele for esticada estão sujeitas a serem visitadas pelas estrias.
5- Todas as mulheres têm estrias na gravidez? MITO!
Uma vez que as estrias surgem quando a pele é muito esticada, a gestação é sempre um período de risco para o aparecimento do problema. Ainda assim, vale lembrar que as chances de uma mulher grávida apresentar essas marquinhas pelo corpo depende, em certa medida, do seu ganho de peso durante a gestação e também de fatores genéticos.
6- Estrias brancas são mais "antigas" do que as vermelhas? VERDADE!
Quem sofre com o problema já reparou que nem todas as estrias são iguais e, na verdade, se diferenciam por cores: de um lado as estrias brancas e, de outro, as mais rosadas. Na prática, as estrias avermelhadas são mais "novas" e com mais fluxo de sangue por conta da tentativa do corpo de recuperar o colágeno perdido, enquanto as brancas e mais fininhas são mais antigas e, por consequência, menos inflamadas e mais suaves ao toque.
Matéria publicada em 30 de março 2021, por Webedia.