Para garantir um bom resultado na hora de lavar o cabelo, não basta apenas usar um bom shampoo, condicionador e pronto: é preciso aplicar os produtos da maneira correta para que os fios fiquem bem limpos e bonitos! Além disso, esfregar as pontas; fazer movimentos circulares na hora de limpar o couro cabeludo; e enxaguar as madeixas com água muito quente são alguns erros que podem comprometer o resultado e a saúde dos fios: mas não são os únicos. Confira a lista para aprender a fugir de todos eles!
1 - Aplicar shampoo nas pontas
Ao contrário do que muita gente pensa, o shampoo não deve ser aplicado no comprimento dos cabelos. Por contar com componentes limpantes mais fortes, que acabam removendo a oleosidade natural dos fios junto com as impurezas, o ideal é usá-lo apenas na raiz para que as pontas não acabem ressecadas no final da lavagem. O produto que escorre para as pontinhas na hora do enxague já é suficiente para deixar as madeixas limpas sem que sua hidratação seja comprometida.
2 - Fazer movimentos circulares no couro cabeludo
Como os resíduos de produtos e impurezas do dia a dia ficam concentrados no couro cabeludo, é importante fazer uma massagem com a pontinha dos dedos enquanto o shampoo é aplicado. No entanto, na hora de fazer esse passo, muitas mulheres acabam com a raiz embaraçada por massagearem a região fazendo movimentos circulares.
Embora essa massagem em círculos funcione na aplicação dos cremes de pele, quando o assunto é cabelo, o correto é fazer movimentos de "vai-e-vem" no couro cabeludo, colocando os dedos de dentro para fora para que a raiz continue soltinha e livre de nós até o fim do procedimento.
3 - Esfregar as pontas do cabelo
Outro erro muito comum na lavagem dos fios é aplicar o condicionador esfregando as pontas. Ao contrário do que algumas acreditam, essa prática não ajuda em nada na penetração do produto e ainda é prejudicial: além de deixar as mechas com aspecto ressecado, também pode formar nós que aumentam as chances de quebra dos fios!
Por isso, sempre que for aplicar o produto, tenha o cuidado de passar os dedos delicadamente entre as madeixas e enluvar os fios para que os nutrientes do condicionador sejam absorvidos com mais facilidade.
4 - Aplicar condicionador na raiz
Se você não estiver fazendo co-wash, esqueça o condicionador na raiz! Por contar com componentes hidratantes e oleosos, ele é capaz de aumentar a produção de sebo do couro cabeludo e deixar um acúmulo de resíduos que pode acabar causando as desagradáveis caspas.
Para evitar o problema, faça o seguinte: aplique o condicionador apenas no comprimento e enxague-o por completo para que o cabelo não fique pesado ou a pele acabe irritada em contato com algum componente do produto.
5 - Usar água muito quente
Você sabia que lavar o cabelo com água quente pode ser prejudicial? Além de agredir a queratina da fibra capilar e aumentar as chances de ressecamento, essa temperatura incha os fios e deixa as cutículas abertas - aumentando o frizz e impedindo que o cabelo seja beneficiado pelos componentes do condicionador ou máscara.
Sendo assim, sempre que for lavar o cabelo, deixe o chuveiro com temperatura morna e faça, pelo menos, o último enxague com água fria para selar as cutículas e aumentar o brilho dos fios.
6 - Deixar a toalha enrolada por muito tempo no cabelo
É muito comum ver alguém enrolando a toalha no cabelo depois da lavagem, mas essa prática - aparentemente inofensiva - pode acabar prejudicando os fios se não forem tomados alguns cuidados. O principal deles é separar uma toalha de microfibra ou camisa de algodão em vez de usar a que seca o restante do corpo; mas, além disso, também é importante estar com o tecido bem sequinho e não deixá-lo enrolado por muito tempo nos fios para que não haja proliferação de fungos no couro cabeludo.
Outro detalhe que faz toda a diferença é não torcer demais a toalha ou camisa para que os fios não corram risco de quebra e nem acabem prejudicados a longo prazo.
Matéria publicada em 10 de maio 2021, por Webedia.