Você já ouviu falar que depois dos 40 só vale usar cabelo curto? Ou que deve evitar a franja para parecer mais jovem? A verdade é existem vários mitos em relação ao que pode e não pode ser feito no campo da beleza, tanto aos 20, quanto aos 30 e, mais ainda, aos 40 anos. Mas a verdade é que muitas regras já são coisa do passado e estão prontas para ser quebradas! Quer saber quais são? Confira!
Regra #1: aos 40 anos, só cabelo curto
É bem verdade que o cabelo muda de textura ao longo da idade, e geralmente vai ficando mais fino e com menos volume. É por isso que existe o mito de que madeixas longas não ficam bem em mulheres mais velhas, já que não ficam com um movimento natural. No entanto, isso não é motivo para que as mulheres aos 40 só usem cabelos curtinhos! A dica é investir em produtos e tratamentos com reposição de massa para os cabelos ganharem força, volume e ficarem mais encorpados para garantir um movimento longo natural.
Dica extra: O segredo para deixar o cabelo médio ou longo com uma aparência rejuvenescida é fugir dos cortes retos. A dica é repicar as pontas ou fazer camadas, para ajudar a criar um balanço bonito e natural.
Regra #2: depois dos 40 anos, a franja pesa o visual
Outra regra que pode ser quebrada já é a que diz respeito à franja! Dizem que o detalhe só pode ser feito em pessoas mais jovens porque garante um visual mais descolado, mas para as mulheres mais velhas, os fios na testa também caem super bem. A dica é procurar a franja que cai melhor no seu tipo de rosto e combinar com fios em tamanho médio para rejuvenescer ainda mais o look.
Regra #3: não faça uma maquiagem muito aparente
Quem tem 40 anos sabe que as linhas de expressão e pequenas rugas já podem estar aparecendo na pele do rosto, e ao fazer uma maquiagem mais elaborada, elas podem ficar evidentes após algum tempo maquiada. Mas esqueça a ideia de que não pode fazer a produção! A dica é apostar no Blur Mágico, primer siliconado que esconde totalmente os poros e as linhas finas, deixando a pele aveludada e pronta para receber os produtos de make.
Regra #4: use os cabelos sempre presos
Andar apenas de cabelo preso é um hábito de muitas mulheres mais velhas, que ficam com receio em apostar nos fios soltos - tanto por não terem tempo de cuidar quanto por não se sentirem seguras em apostar nas madeixas soltas. No entanto, essa é uma das regras que mais devem ser quebradas porque, além de esconder a beleza dos fios, também pode quebrar os cabelos e deixá-los ainda mais quebradiços.
Regra #5: nunca deixe os cabelos brancos à mostra
Entre as brasileiras, esconder os fios brancos, seja fazendo luzes, colorindo de loiro ou aplicando tonalizante escuro é praticamente um hábito, mas isso não precisa ser uma regra! Hoje, as mulheres mais corajosas já exibem seus fios brancos e brilhosos por aí, e se você se sentir confortável, também pode cuidar dos cabelos grisalhos com produtos específicos para esse tipo de fio.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.