Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe que caprichar na finalização é o segredo para ficar com os cachos intactos por dias! Por isso, além de escolher a técnica ideal para o seu tipo de fio, também é muito importante apostar no produto certo para conseguir o efeito que deseja - seja ele mais volumoso e despojado ou com uma definição perfeita. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com 5 finalizadores e o resultado que cada um deles entrega. Do creme de pentear ao gel, passando pelo óleo e creme multiuso, tem opção para todos os gostos. Confira!
1. Creme de pentear
Um dos produtos que nunca falta na rotina de beleza das cacheadas e crespas é o creme de pentear! Com versões disponíveis para todos os tipos de cachos, ele ajuda a prolongar a hidratação dos fios, cria uma espécie de película protetora para proteger a fibra capilar dos danos externos e - principalmente - é um importante aliado para garantir um bom day after.
Quando usar: Para fazer uma finalização mais detalhada - como a fitagem, por exemplo -, o creme de pentear é o produto ideal! As versões que contam com óleo na fórmula, além de modelarem os fios e controlarem o frizz, ainda entregam um efeito umectante para que os cachos não fiquem ressecados com o passar dos dias.
2. Óleo capilar
O óleo capilar é um produto curinga na rotina das cacheadas e crespas, já que mantém os cabelos nutridos, brilhosos e pode ser usado com diferentes finalidades. Além de completar a misturinha do borrifador e servir como um extra para turbinar a máscara de hidratação, ele também funciona como finalizador: aplicado sozinho ou junto com creme de pentear.
Quando usar: Para quem tem cachos bem abertos - do tipo 2 e 3A - e não pode usar cremes muito consistentes, vale usar o óleo sozinho para finalizar os fios sem pesar. Já para as cacheadas e crespas que querem cachos mais definidos, a dica é combinar o creme de pentear com óleo no método LOC - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui.
3. Leave-in multiusos
Esse tipo de creme é ideal para quem tem uma rotina corrida e precisa de opções práticas para cuidar do cabelo! Por limpar, condicionar e modelar os fios em um único passo, ele é ótimo para as cacheadas e crespas que querem fazer uma finalização mais rapidinha no próprio chuveiro. O resultado? Cachos mais soltos, volumosos e despojados por conta da textura mais levinha.
Quando usar: Nos dias de correria, quando não há muito tempo para pentear as madeixas de maneira mais detalhada, o creme multiuso é perfeito para agilizar a rotina. Outra dica é aproveitar a sua praticidade no período de verão - já que o clima quente faz com que o cabelo seja lavado mais vezes e, consequentemente, o número de finalizações aumente ao longo da semana.
4. Ativador de cachos
Esse finalizador, como o nome indica, define os cachos com mais facilidade! O tipo mais comum é em spray, mas ele também pode aparecer em forma de creme ou gel. Seu diferencial é ser formulado com componentes que ativam a memória dos cachos e que diminuem, consideravelmente, o frizz.
Quando usar: O ativador de cachos é ótimo para deixar o cabelo bem definido sem que seja preciso perder tanto tempo com uma finalização detalhada. Além disso, para as mulheres que estão em transição capilar, ele também é um curinga para texturizar as ondas com mais facilidade.
5. Gel ou gelatina
Como nem toda cacheada e crespa gosta de volume, também existem produtos que ajudam a deixar os cachos menos volumosos e mais definidos - como o gel e a gelatina para cabelo. Aplicados nas pontas depois do creme de pentear, eles são ótimos aliados para garantir a fixação da fitagem e deixar os fios mais brilhosos.
Quando usar: Não é só para diminuir o volume do cabelo que o gel ou a gelatina servem! Também dá para apostar em um dos dois produtos quando é preciso prolongar o tempo do day after e garantir mais definição - o que também é ótimo para quem ainda está em transição capilar. Se desejar um efeito mais volumoso, a dica é amassar bastante as pontas quando os cachos estiverem completamente secos e passar os dedos na raiz para que ela fique mais alta.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.