O dia primeiro de abril é conhecido internacionalmente como o "Dia da Mentira". Na data é comum ouvir histórias fictícias e irreais, que fazem parte do imaginário criado para a ocasião. Neste universo ilusório alguns mitos rondam a vaidade feminina e até os cabelos entram no clima do dia. Afinal de contas quem nunca ouviu falar que a coloração pode provocar a queda dos fios? Ou que a tintura deixa os fios mais grossos e ainda que a caspa é sinal de cabelo sujo? Vale a pena tirar as dúvidas e saber a verdade sobre as lendas capilares.
Saiba qual a cor que combina com o seu estilo
Coloração provoca queda?
A coloração não provoca a queda dos cabelos, pois a tinta age no fio e não na raiz. Há exceções para casos de alergia ou em que o produto não é usado corretamente, como exceder o tempo de aplicação indicado pela marca ou fazer constantes mudanças de tonalidades. Também não é recomendado aplicar a coloração após ter feito outro tratamento químico.
Deixar a coloração por mais tempo faz a cor ficar mais intensa?
A cutícula do fio satura depois que o processo de coloração acontece, portanto deixar o produto por mais tempo nos cabelos não garante que a cor fique mais intensa. A coloração deve agir de acordo com o tempo recomendado pela marca, após este período a tinta pode agredir, ressecar e provocar a queda dos fios.
O fio fica mais grosso depois da coloração?
O cabeleireiro Célio Rocha, afirmou ao site "Corpo a corpo" que os cabelos tingidos são mais opacos e após a coloração ganham textura áspera. "Normalmente os fios com tintura têm menos brilho e podem ficar com a sensação de serem mais grossos. Isso ocorre porque as madeixas ficam mais ásperas". O procedimento químico mexe com a estrutura capilar, porque precisa abrir a cutícula dos fios para modificar a tonalidade, o que faz os cabelos perderem parte da sua oleosidade natural. É necessário fazer hidratações para que a fibra capilar seja reestruturada e volte ao seu aspecto natural.
Cabelo oleoso não precisa de condicionador?
O condicionador tem o papel de fechar as camadas protetoras da fibra capilar que foram abertas pelo shampoo e proteger as madeixas das agressões de agentes externos. Por isso, o uso é recomendado independente do tipo de fio. No caso dos cabelos oleosos, o produto não deve ser aplicado diretamente na raiz para não intensificar o aspecto, mas sim em todo o comprimento das madeixas.
Escovas de cerdas naturais deixam o cabelo com mais brilho?
O cabeleireiro Ricardo Fontes afirmou ao site MSN que as escovas de cerdas naturais tornam os cabelos mais brilhantes por distribuírem melhor a oleosidade natural da raiz até as pontas. Este tipo - feito de materiais como pelo de javali ou porco - é considerado mais caro, mas sua vantagem inclui maior resistência ao calor provocado pelo uso do secador e mais durabilidade se compradas às versões sintéticas.
Caspa é sinal de cabelo sujo?
O surgimento da caspa está ligado a fatores genéticos e não em questão de higiene pessoal, portanto não determina se o cabelo está sujo. Trata-se de uma descamação no couro cabeludo ocasionado pela doença Dermatite Seborreica. Vale ressaltar que a caspa não é transmissível e que não existe cura, mas sim controle baseado em produtos anticaspa e dependendo do quadro, acompanhamento dermatológico.
Matéria publicada em 03 de fevereiro 2021, por Webedia.