Para quem tem o cabelo cacheado ou crespo, uma dica de cuidado para preservar a hidratação dos fios é recorrer ao pré-poo. Essa técnica é uma preparação antes da lavagem com shampoo, que consiste em aplicar cremes ou óleos para que os componentes do produto limpante não acabem ressecando as pontas. Pensando em ajudar quem exibe a textura natural, Tumi Soyinka - gerente de produto do grupo L'Oréal - para descobrir como ela própria faz a pré-lavagem nos seus fios crespos. Confira os 4 passos da técnica:
Misture os óleos para proteger os fios
Na hora de fazer a pré-lavagem, não há uma regra sobre o que deve ser usado para proteger o cabelo antes do shampoo. O importante é que seja um produto que ajude a criar uma espécie de filme protetor sobre a região - como cremes de pentear e de tratamento, condicionador ou óleos.
Depois de nove meses com a textura natural, Tumi Soyinka afirma estar começando a encontrar os tratamentos que mais funcionam nos seus fios. No pré-poo, por exemplo, ela vê resultados mais positivos fazendo a proteção com uma mistura de óleos: "eles podem atuar como grandes selantes, mantendo o cabelo hidratado por mais tempo e criando uma barreira protetora que torna mais difícil a água escapar", explicou Tumi ao site "Beauty and Style Edit".
Para fazer esse procedimento, é simples: ela aconselha a fazer a mistura dentro de uma garrafinha pequena e, depois, a coloca dentro de uma tigela com água quente por cinco minutos para aquecer os óleos.
Aplique a mistura no cabelo dividido em seções
Depois de esquentar a mistura - tomando o cuidado de não deixar a temperatura muito alta para não prejudicar a fibra capilar -, Tumi Soyinka dá a dica de dividir o cabelo em seções e deixar os óleos agindo por um tempo. "Eu faço o revestimento e deixo agindo por uma hora enquanto vejo meus programas favoritos ou faço atividades domésticas", contou.
Higienize os fios com um shampoo hidratante
Passado o tempo de ação dos óleos, ela vai para o chuveiro e, usando um shampoo de fórmula mais hidratante, tira a mistura e higieniza bem os fios. Depois, para selar as cutículas e deixar as madeixas com um aspecto mais hidratado, ela finaliza aplicando condicionador no comprimento e enxagua.
Finalize os cachos
Depois de lavar e condicionar o cabelo, Tumi Soynka seca e finaliza os fios como de costume. Por se tratar de um procedimento mais demorado, que acrescenta uma hora a mais em sua rotina de cuidados, ela diz que prefere fazê-lo à noite ou apenas nos finais de semana.
E, apesar de ser um pouco mais trabalhoso que uma lavagem normal, Tumi também ressalta que o esforço vale muito a pena: "depois de ter tentado e testado, eu vi que este ritual adicional é altamente benéfico para o meu cabelo. Os meus dedos nunca deslizaram tão facilmente pelos meus cachos como agora", conta.
Matéria publicada em 14 de julho 2021, por Webedia.