As manchas na pele podem surgir por diversos motivos: alteração hormonal, exposição ao sol, marcas de espinhas e até mesmo predisposição genética. A boa notícia? Os cremes clareadores para rosto podem ajudar na missão de amenizar ou até eliminar o problema por completo!
Nesse tratamento caseiro, um dos segredos para ter bons resultados é procurar por produtos que tenham ativos com função de clarear e renovar a pele - como o ácido retinoico e a niacinamida, por exemplo. Quer saber mais sobre eles?
Então aproveite: separamos 5 ingredientes que fazem toda diferença quando inseridos na rotina de cuidados com o rosto - agora, é só entender como eles funcionam e apostar nos cremes certos para a skincare!
1. Ácido retinoico para estimular a produção de colágeno
O que é: também conhecido como tretinoína, o ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A - composto bastante usado nos tratamentos de skincare, especialmente no combate ao fotoenvelhecimento.
Para que serve: o ácido retinoico serve para melhorar o processo de cicatrização da pele e estimular a produção de mais colágeno nas células. A dosagem de concentração desse ativo no creme para rosto varia de acordo com a necessidade, por isso, vale consultar um dermatologista sobre o mais indicado para o seu caso.
2. LHA para promover a renovação da pele
O que é: derivado do ácido salicílico e também conhecido como lipohidroxiácido, o LHA age de forma delicada no rosto, por isso, pode ser indicado para tratamento em todos os tipos de pele.
Para que serve: o principal papel do LHA é promover a renovação da cutis. Na prática, a presença desse ativo nos cremes clareadores promove uma espécie de micro-esfoliação cutânea, que ajuda a eliminar as células mortas e clarear a pele.
3. Ácido kójico para inibir a formação de melanina na pele
O que é: produzido a partir de um cogumelo japonês chamado koji, o ácido kójico é um ativo prático por não ser fotossensível, ou seja, pode ser usado sem a preocupação de manchar a pele durante o dia.
Para que serve: a função principal do ácido kójico é o clareamento da pele - que, de forma resumida, acontece porque o ácido age no processo de formação de melanina na pele, clareando assim as manchinhas que já existem e, consequentemente, prevenindo que novas surjam pelo rosto.
4. Ácido glicólico para clarear e renovar a cutis
O que é: obtido a partir da cana de açúcar, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido conhecido por oferecer diversos benefícios para a pele, combatendo rugas, linhas de expressão e manchas. No entanto, é importante tomar cuidado com a dosagem, uma vez que ele pode ser mais agressivo do que os outros ácidos.
Para que serve: especificamente no tratamento das manchinhas, o ácido glicólico tem como função promover a descamação e, consequentemente, o clareamento e renovação da pele. Além disso, ele auxilia na produção de colágeno no organismo.
5. Niacinamida para regular a produção de melanina
O que é: derivada da vitamina B3, a niacinamida é naturalmente produzida pelo organismo e, nos cremes, pode ser combinada a outros ativos para que o processo de clareamento da pele seja ainda mais rápido.
Para que serve: nos cremes, o papel da niacinamida é clarear as manchinhas por meio da regulação da produção de melanina. Como ela regulariza a transferência desse pigmento para a pele, o resultado são manchas visivelmente amenizadas.
Matéria publicada em 05 de Março de 2021, por Webedia.