Com a função de devolver os lipídios do cabelo, a nutrição capilar é um dos tratamentos mais importantes para combater o ressecamento. Ao lado da hidratação e da reconstrução, esse passo do cronograma capilar é feito com óleos vegetais - como o queridinho óleo de coco - ou com máscaras nutritivas que contem com essa substância na fórmula. Quer saber mais sobre a nutrição e adicioná-la à rotina capilar? Vem saber mais detalhes!
Nutrição capilar elimina o ressecamento dos cabelos e sela a hidratação
Depois da hidratação, a nutrição é o tratamento que mais aparece no cronograma capilar. Para começar, é importante entender que ela é indicada para todos os tipos de fios, mas traz ainda mais benefícios para os que tendem a ressecar com facilidade - como é o caso dos cacheados e crespos - por repor os lipídios e, assim, devolver a oleosidade natural.
E não é só isso: por criar uma barreira lipídica ao redor da fibra capilar, também é responsável por reter a água da hidratação e ajudar a selar as cutículas. O resultado é um cabelo livre de pontas ressecadas, sedoso e com muito mais brilho e movimento - isso sem falar na diminuição do frizz.
Como adicionar o tratamento à rotina de cuidados?
Se você não segue o cronograma capilar, a recomendação é reservar, ao menos, um dia da semana para a nutrição e intensificar a frequência do tratamento sempre que perceber que o cabelo está ressecado e opaco. Veja 3 maneiras de inserir esse cuidado à sua rotina capilar:
1 - Umectação
Sempre que você estiver precisando de uma nutrição potente, a umectação é o tratamento mais indicado! Nessa técnica, usada pelas indianas há muitos anos, o segredo é aplicar óleo - como o de coco, por exemplo - diretamente no cabelo, da raiz às pontas e com massagem no couro cabeludo. Depois, é só deixar o ingrediente agindo nos fios por, no mínimo, duas horas e retirar tudo através do Método UCPE: umectar, condicionar, pausar e esperar - nessa matéria aqui você vê todos os detalhes.
Nos cabelos muito ressecados, a umectação pode ser feita uma vez por semana; mas, para quem sofre com oleosidade e só recorre ao tratamento para garantir maciez e brilho, o ideal é aumentar esse intervalo para 15 em 15 dias.
2 - Máscara nutritiva
Para alternar com a umectação, a dica é apostar em uma máscara nutritiva - ou seja, aquelas que contam com óleos ou manteigas em sua composição. Aplicadas de maneira mais detalhada - com o cabelo dividido por seções e mais tempo de ação - ou de forma rapidinha, no próprio banho, elas tratam a fibra capilar e ajudam a evitar o ressecamento.
3 - Máscara de hidratação + óleo capilar
Na falta de uma máscara específica de nutrição, você também pode fazer misturinhas para tratar o cabelo. O truque é adicionar um pouco de óleo capilar em um creme de hidratação com fórmula mais leve - para que, assim, ela ganhe esse efeito extra e também consiga devolver a oleosidade natural das madeixas.
Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.