Beyonce e Rihanna são algumas das cantoras pop de sucesso que sabem adaptar como poucas uma coloração loira ou avermelhada para a pele negra . Assim como as divas do ritmo, outras mulheres com pele negra também podem aderir aos tons de loiros e vermelhos tão desejados pelo público feminino. O beauty expert da L'Oréal Paris, Marcos Proença, atenta para o fato mais importante na hora de escolher uma coloração: "eu aconselho as mulheres que sempre pensem que o cabelo tem a função de emoldurar o rosto e ressaltá-lo", ensina. De acordo com o hairstylist, as mulheres tem o poder de inovar sempre que desejar.
Como escolher o tom ideal independente da cor da pele
Para ajudar na escolha de tinturas mais claras que a cor natural, Proença ressalta o tom sobre tom como um bom caminho: "luzes com um ou mais tons conversam com a sua cor natural". Para não ter erro, deve-se ter cuidado para não criar um contraste muito forte entre o cabelo e a tonalidade da pele.
Tons de loiro para pele negra
Para as moças de pele negra, o cabeleireiro aponta os tons de mel e marrom dourado, que são seus favoritos. Porém, ainda assim outras tonalidades podem valorizar ainda mais tons de pele específicas. A negra de pele acinzentada fica melhor com loiros acobreados. Já a de pele amarelada ou a parda fica bem com o loiro-bege, que se aproxima do marrom natural e é mais quente. Por fim, a negra de pele avermelhada deve optar pelo loiro dourado.
Tons de vermelho para negras
A pele negra mais clara pode tem mais facilidade para 'brincar' com os tons. Pode ir do vermelho acobreado ao vermelho vibrante. O vermelho cereja, profundo e rosado, é uma das tonalidades preferidas para negras e morenas. A vantagem desse visual é que o tom rosado gera um belo contraste que não compete com a cor da pele dessas mulheres. Uma alternativa mais elegante é o tom borgonha, um vermelho fechado próximo ao vinho e ideal para as pessoas com pele mais escura. As tonalidades próximas do ruivo natural devem ser evitados por conta do efeito muito falso.
Cuidados após a tintura
Como qualquer cabelo que faça uso de tintura, os fios crespos sensíveis requerem hidratações com frequência. Já o intervalo entre os retoques é relativo. Cabelo afro demora mais a crescer; neste caso, o tempo entre as aplicações costuma ser mais longo se comparado ao intervalo indicado a mulheres de cabelo liso.
Matéria publicada em 07 de Abril de 2021, por Webedia.