A gestação é uma experiência marcante para toda mulher - mas por mais sublime que seja esse momento, é difícil escapar dos altos e baixos causados pelos hormônios durante os 9 meses de gravidez. Khloe Kardashian, por exemplo, desabafou em sua conta no Twitter sobre a aparição de celulite até mesmo nas pernas. "Eu sempre tive celulite, mas está bem mais proeminente nesse momento", conta a celebridade.
Mas afinal de contas, será mesmo que isso é normal? Saiba por que se nota um aumento significativo nas estrias e celulites ao longo dos meses e descubra como fazer para prevenir o problema!
Hormônios e ganho de peso são os responsáveis pelo aumento da celulite durante a gravidez
Segundo especialistas, as estrias e celulites têm alta incidência na gestação e podem ser observadas ao longo da gravidez por conta do rompimento das fibras de colágeno na pele, alterações hormonais e ganho de peso. No caso da celulite, especificamente, um outro fator relevante para o aumento do problema - além dos números a mais na balança e mudanças na pele - é a falta de exercícios durante os nove meses.
Apesar do receio das gestantes, caminhadas, ginástica e até outras atividades podem ser feitas com regularidade - no entanto, sempre com a ajuda e recomendação profissional em nome da saúde da mãe e do bebê.
Estrias podem ser menos frequentes em mulheres com maior peso e sem predisposição genética
Já sobre estrias, o fator genético tem bastante relevância, assim como a memória corporal. Khloé, por sinal, é um bom exemplo disso. Por ter tido algumas brigas com seu peso no passado, a Kardashian disse no Twitter que esse não tem sido um problema na gravidez. "Até agora, sigo sem marcas de estria. Estou muito feliz com isso! Uma das vantagens de ter sido gordinha", se divertiu a socialite na rede social.
Isso acontece, de acordo com os médicos, porque a pele sabe como se esticar da forma certa quando a pessoa já teve um aumento de massa corpórea em seu histórico, o que faz o corpo mais resistente para as mudanças na gestação. De qualquer forma, a afirmação não significa dizer que apenas mulheres magras sofreriam com o problema.
Como se livrar das estrias e celulite durante a gravidez? Veja as dicas!
Por mais incontrolável que pareça, é possível driblar os problemas de pele mais comuns da gravidez com algumas medidas simples. Monte uma rotina de cuidados diária e não se esqueça de:
- usar cremes com colágeno e vitaminas pelo menos duas vezes ao dia;
- não se esquecer de usar filtro solar, especialmente onde houver estrias;
- beber bastante água ao longo dia;
- balancear a alimentação e evitar os doces e alimentos gordurosos;
- praticar exercícios leves e regulares;
- invistir em drenagens linfáticas e massagens relaxantes - com orientação médica.
Matéria publicada em 4 de Março 2021, por Webedia.