Uma das décadas mais luxuosas em termos de figurino, os anos 1920 foram inspiradores também para o ramo capilar. Além de instituírem o mais famoso corte de cabelo na altura das bochechas, o chanel, eternizado pela estilista homônima, a década também deixou uma legado de acessórios luxuosos que ornamentavam penteados com fios ondulados e polidos. Impulsionada pela remake de "O Grande Gatsby", muitos adereços com referência à época voltaram a aparecer nas passarelas mundiais. Nos desfiles da de outono 2013 das grifes Armani e Ralph Lauren, os chapéus arredondados conhecidos como 'cloche' foram destaque. Outros adereços que marcaram a década foram as tiaras de brilhantes usadas no meio da testa no melhor estilo dançarina de cabaré, além de lenços com diferentes amarrações no cabelo e faixas - todas são algumas das tendências que voltam a complementar penteados com inspiração retrô.
Headbands e tiaras de brilhantes
As headbands são um tipo de tiara com referência no visual das dançarinas melindrosas da década do jazz. Geralmente usadas na linha da testa, possuem largura fina e são aplicadas por cima do cabelo. As versões com pedrarias delicadas e brilhantes são adequadas para festas sofisticadas durante a noite e podem acompanhar penteados como coques laterais ou cabelos soltos e ondulados.
Chapéu cloche
Um dos mais charmosos modelos de chapéu, o cloche, recebeu esse nome por ter formato de um sino, também significado da palavra na língua francesa. O cloche tem abas pequenas, formato arredondado e são feitos de materiais grossos, como lã e feltro. São ótimas opções de acessório, estilo que faz toda a diferença em uma produção simples de inverno. No auge da "Era do Jazz", o cloche tornou-se objeto obrigatório como acessório de embelezamento e símbolo da autonomia feminina. Para as antenadas com o mundo da moda, é a melhor pedida para aproveitar a temporada e atualizar a categoria de chapéus no armário.
Grampos aparentes
Por mais simples que possa parecer, grampos delicados e aparentes nos cabelos comportados também faziam parte da produção ultrafeminina da década. O acessório pode incrementar qualquer tipo de penteado, de tranças a rabos de cavalo e coques. A tendência é democrática e fica bem tanto em cabelos lisos quanto os que têm ondas ou cachos. Seja apenas como detalhe para dar charme ou prender a franja em dias rebeldes, o grampo pode ser um complemento estiloso para variar o penteado do dia a dia.
Matéria publicada em 09 de abril de 2021, por Webedia.